sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Este lado para cima!


Dormir de Barriga pra cima é mais seguro!

Esse é o lema da campanha da Pastoral da Criança, para reduzir o índice de Morte Súbita de bebês.

A Morte Súbita é o nome que se dá para a morte de crianças menores de 1 ano de idade que morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ela também é conhecida como “morte do berço”. Embora a causa da Morte Súbita seja desconhecida, existem alguns fatores que aumentam o risco de ela acontecer. Em muitos casos ela acontece porque o bebê está de lado ou de barriga para baixo, uma posição incorreta para dormir pois o bebê respira um ar menos puro, ou seja, ele respira parte do ar que deveria ser eliminado. As pesquisas baseadas em evidências mostram que dormindo de barriga para cima, diminuem as chances do bebê morrer por sufocamento e asfixiamento.

Eu me surpreendi com esse estudo, pois sempre ouvi dizer que bebês dormem melhor de bruços ou de ladinho, e por isso vendem a rodo aqueles rolinhos segura bebê.

Sempre me passou a idéia de que com o bebê de barriga pra cima ele poderia se engasgar caso golfasse. Mas segundo a campanha, praquelas pessoas que acham que dormindo de barriga para cima o bebê irá se afogar com seu vômito, os estudos mostram ser reação natural do bebê tossir e, com isso, não respirar o vômito e ainda chamar a atenção dos pais.

Bem, nunca coloquei o Arthur pra dormir de bruços, mas confesso que ele dorme bem melhor de ladinho. Mas depois que pega no sono, ele vai se mexendo até ficar de barriga pra cima. Fico mais tranquila.

Mas agora tenho me policiado pra colocar ele dormindo de barriguinha pra cima.

Imagina que horror deve ser esses casos de Morte Súbita? Nossa..nem consigo imaginar!

Seguem algumas dicas para reduzir o índice de Morte Súbita:

Cuidados na hora de dormir

Colocar o bebê para dormir com muita roupa é um dos fatores de risco de morte súbita. É importante ficar atento as seguintes recomendações na hora de vestir seu bebe para dormir:
* Evitar o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê e superaquecer.
* Deixar os braços do bebê livres, para fora das cobertas, assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas.
* Deixar a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (paninhos usados por algumas crianças para dormir), bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê.
* A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.

Não exposição ao cigarro

Os pais devem evitar a exposição do bebê, durante a gestação e após o seu nascimento, ao fumo e fumaça. Essa é uma ação que diminui o risco de morte e ajuda na saúde e no desenvolvimento das crianças. A exposição à fumaça do cigarro afeta gravemente o desenvolvimento e a saúde das crianças. O bebês de mães que fumaram durante a gestação tem três vezes mais riscos de morte súbita do que os bebês de mães não fumantes. O fumo durante a gravidez aumenta o risco de aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, assim também como a possibilidade de o bebê sofrer com doenças respiratórias.

Amamentação exclusiva até os 6 meses de idade

São vários os benefícios do aleitamento materno para o bebê, a prevenção da morte súbita é uma delas. O leite materno também protege o bebê contra várias doenças, como alergias, diarréias, resfriados e infecções urinárias e respiratórias. Mamar também desenvolve e fortalece a musculatura da boca e do bebê, melhorando a mastigação, o ato de engolir e a fala.Este é um momento muito especial entre a mãe e o bebê, que fortalece a relação entre mãe e filho e transmite segurança, carinho e o amor que ele precisa para se desenvolver bem. Até os seis meses, o leite materno é tudo o que o bebê precisa para ficar bem alimentado. Depois dessa idade, é preciso dar leite de peito e também outros alimentos.

2 comentários:

  1. Flavia,
    Engraçado como esses médicos mudam de opinião rápido, né? Quando o Gui nasceu (não faz tanto tempo, né?) o médico recomendou que eu o colocasse pra dormir de bruços ou de lado. Eu usei bastante aquele rolinho com ele. Daí comprei outro agora pra usar com a Duda. Quando ela nasceu me disseram pra colocar pra dormir de lado ou de barriga pra cima. Isso foi antes da campanha. Colocava de barriga pra cima e ela acostumou assim. Nem usei o rolinho dessa vez.
    Belo post!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que a BIbi sempre dormiu de barriga para cima. Eu colocava ela de lado e ela virava de barriga para cima. Agora, com quase 9 meses, ela muda dmuito de posição, mas não fica de bruços, não. Eu tomo muito cuidado, pois tenho pânico.

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!