sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Você está cansada de acordar para amamentar?

Acabei de ler mais um daqueles textos lindos no GVA - Grupo Virtual de Amamentação, e não tem como não dividir aqui com vcs.

Querida mamãe,

esta noite acordei estranhando o silêncio. Não havia barulho algum e pensei que o mundo tinha até acabado e você esquecido de mim. Coloquei a boca no trombone e você veio. Ainda bem! Fiquei tão feliz no calor do seu peito que acabei pegando no sono antes de mamar tudo o que precisava.

Quando percebi que você ia me colocar no berço, chorei de novo, mas não tente negar: você estava com pressa para ir dormir outra vez. Você me deu de mamar novamente, assim, meio apressadinha e depois resolveu trocar a minha fralda. Estava tudo tão calmo, um silêncio, nós dois juntinhos. Estava legal e eu perdi o sono. Você até que foi compreensiva, mas começou a bocejar e resolveu me fazer dormir.

Eu não queria dormir. Talvez eu precisasse de mais dez minutos, meia hora. Mas você estava mesmo decidida a dormir. Foi ficando bem nervosa e até chamou o papai. Eu não queria o papai e todos fomos ficando muito irritados. No final das contas acordei a casa inteira cinco vezes. De manhã nossa família estava com cara de quem saiu do baile. Acho que estraguei tudo. Imagina, você chegou a dizer para o papai que eu estou com problema de sono. Eu não! Você é que vem me dar de mamar com pressa e daí eu sinto que você não quer mais ficar comigo.

Os adultos tem hora certa para tudo mas eu ainda não entendi essas de relógio e tarefas estafantes que as pessoas grandes precisam fazer. Quando meu corpo está com o seu, quero ficar do seu lado sem me separar nunquinha. Do alto dos meus três meses ainda não descobri direito que você é uma pessoa e eu sou outra. Um dia, eu vou sair por aí, vou saber telefonar e posso lhe deixar doida para saber o que ando fazendo e então você vai entender como me sinto agora. Mas não precisamos dessa guerra mamãe. Até lá já poderemos nos entender inclusive através das palavras.

Sinto a angústia da separação, pois terminei de viver uma das grandes. Você também, mas vive tudo isso como adulta consciente. Eu ainda vivo no inconsciente. Por enquanto nossa comunicação direta fica restrita aos nossos sentimentos inconscientes. Eu não sei nada, tudo é novo para mim. Você pode até achar que não sabe nada e que tudo é novo para você, mas eu vou aprender o que você me ensinar através da sua sensibilidade, dos seus sentimentos em relação a mim. Sabe, mamãe, se você quer um conselho, vou dar: quando eu chorar à noite, não salta logo para meu berço desesperada, como se o mundo fosse acabar. Espere um pouquinho, respire profundamente, ouça o meu choro até que ele atinja o seu coração. Sinta seu tempo, realmente acorde e venha me pegar. Me abrace devagar, não acenda a luz, fale bem baixinho e me dê o seu peito para eu mamar. Depois que eu arrotar, mais um pouco só de paciência, pois nós, bebês, somos muito sensíveis aos sentimentos dos adultos, especialmente os da mamãe.

Se eu sentir que você está com pressa, sou capaz de armar o maior barraco, mas se você esperar até o meu segundo suspiro, quando meus olhos ficarem bem fechados, minhas mãos e pernas bem molenguinhas, aí sim pode me colocar de volta no berço que eu não acordo antes de sentir fome outra vez. Conforme você for desenvolvendo sua paciência mamãe, eu estarei desenvolvendo minha tranqüilidade e nós não teremos mais noites infernais; apenas noites de mamãe/bebê, que um dia passam, como tudo na vida.

Seu bebê.

Preciso dizer que chorei baldes lendo isso?? Não né?
Bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Q texto lindo !!

    Hoje o Leo dorme a noite toda, mas confesso q essa era a parte mais dificil pra mim, acordar para amamentar e ficar hoooooras...rs

    Quero ver fotos dos 2 mesinhos do arthur !

    bjao

    ResponderExcluir
  2. Ai, Flávia... Que texto lindo ! Chorei também... Amamentar dá uma saudade...
    Bjs, Flávia Thomé.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, muito legal!
    A Duda dormia a noite toda, mas de uma semana pra cá tem acordado umas duas vezes pra mamar. Mas ela dorme em 15 minutos, graças a Deus. Mas eu estou achando bom, pois assim ela ganha mais peso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Caraca!! Lindo!!!!
    Parece que é o Arthur falando isso tudo, né?? Quem será que escreveu isso? Será psicografia de bebês? rsrsrs
    Lindo demais!! E serve pra nos policiarmos quando a paciência falta.
    Ainda bem que vc teve filho antes de mim, na minha vez já vou saber um monte! srssrs
    Bjks, Beta

    ResponderExcluir
  5. Ai, que lindo! Chorei horrores! Não me conformo que a Bibi não quer mais mamar.

    ResponderExcluir
  6. q issoo!! mt lindooo!!!! emocionante até pra quem ainda não tem a mínina noção do q é ser mãe!!!
    flávia sempre com vários textos e dicas legais!!!

    bjaooooo

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!

Ocorreu um erro neste gadget