sábado, 10 de outubro de 2009

Consulta dos 3 meses!

Hoje foi dia de consulta do Arthur na Pediatra!!

E, graças a Deus, está tudo bem com o pimpolho. Está pesando 6,5kg e medindo 61,5 cm. Segundo a doutora, está com o crescimento excelente. Esse mês ele teve um ganho de peso menor que no mês anterior, mas ela disse que é assim mesmo. Que nesse período ele teria que ter ganho no mínimo 700g, e ganhou 730g, então, tá na média.
Ela me mostrou o desenvolvimento dele pelos gráficos e está tudo ótimo. Na curva da média no peso e uma acima da média no comprimento (a quem ele puxou??rs....)

Comentei com ela sobre minha suspeita de dentes. Mas ela disse que não. Que a babação que ele está tendo é muito comum nessa fase, assim como a vontade louca de morder tudo que vê pela frente. É a famosa fase oral. Eu já desconfiava disso, pq já tinha lido sobre a tal fase oral que acomete os bebês nessa fase dos 2-3 meses, porém como eu via um pontinho branco na gengiva embaixo, achava que era dente. Mas não...ela disse que por ter mtas glândulas naquela região, aquilo era alguma secreçãozinha que dava aquele aspecto. Não entendi mto bem não, mas deixei pra lá. Po...não queria meu pequenininho tão cedo com dentes...rs....

Perguntei a ela sobre os cuidados que temos que ter pra nossa primeira viagem. Ela disse que os bebês se adaptam mais facilmente a essas viagens que os pais. Que era pra eu ir tranquila. Só não posso passar repelente nem filtro solar. Sol só até as 10h. Após isso, mesmo embaixo da barraca, não devo ficar com ele. Posso levar ele tanto na água da piscina quanto da praia...só não posso deixar ele mto tempo com agua salgada ou clorada no corpo. Logo que sair da piscina ou da água da praia, procurar dar um banho nele com agua doce.
Arthur mto provavelmente não estará sentando sozinho na época da viagem para que possa curtir uma piscininha. Então vai ter q ser colo do papai e da mamãe mesmo pra experimentar essa nova descoberta. Vamos ver como será!

E, como eu imaginava ela falou sobre a introdução de alimentos. Perguntou quando eu voltaria a trabalhar e qdo disse que só em Dezembro, ela disse que podemos esperar mais um mês pra introduzir os sólidos. Uffa...que bom. Quero retardar ao máximo a introdução de alimentos no Arthur, quanto mais próximo dos 6 meses melhor.

Esse mês será só os peitos da mamãe mesmo. Mas devemos começar com as papinhas logo em meados de Novembro. Uns 15 dias antes da minha volta pra que dê tempo do Arthur se acostumar com as comidinhas antes do meu regresso ao trabalho. E também porque não quero perder de jeito nenhum a chance de fazer essa introdução de alimentos eu mesma.

Queria muito amamentar exclusivamente com LM o Arthur até os 6 meses. Não deu. Logo de cara me vi tendo que dar o NAN já que ele não engordava. Aí....queria fazer a introdução de alimentos aos 6 meses, mas quer saber? Não posso viver nesse mundo ideal, quando minha vida real não permite isso ? Se eu não trabalhasse, beleza...iria fazer de tudo, dentro do possível, claro, pra conseguir isso. Mas não dá.
Vou perder a chance de dar a primeira papinha do meu filho por conta de um ideal meu, mesmo sabendo que ele continuará no seio e se Deus quiser curtirá a beça essa fase? Não...

Vou deixar meu filho com duas mudanças drásticas logo de cara? A minha volta ao trabalho mais a novidade de uma alimento diferente do LM? É muita coisa junta pra um bebê de 5 meses administrar, ? Não faz sentido.

Enfim....to super bem resolvida quanto a isso. A meta é que ele caia de boca nos peitos assim que eu chegar em casa!
Sem contar que o pai tá todo ansioso com essa nova fase. Já foi pedir autorização pra pediatra pra dar água pra ele. E ela deixou...hahahhaha....disse que é pra dar uma vez ou outra pra que não interfira na amamentação. Apenas pra ele se acostumar, bem devagar, com um novo paladar, diferente de leite.

Confesso que to ansiosa pra essa fase chegar, embora eu esteja adiantando em 1 mês e alguns dias. Vou aproveitar as férias do papai pra que ele possa aproveitar também essa nova fase do meu pequeno....que tá crescendo mto rápido!!! Ai, ai....

Bom feriado a todos e Feliz dia das Crianças!!!!!!
Flávia.

3 comentários:

  1. Só crescendo! Esse menino vai dar trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ver os nossos pimpolhos crescendo, né? Eu coloquei dente com 3 meses e a Malu com 4. Dizem que quanto mais tarde melhor para os dentes! Em compensação a Malu não teve muita irritação, nem febre por causa de dente, pois a gengiva não estava tão endurecida.

    A gente levou a Malu para Búzios com 4 meses. Fomos à praia cedinho para um mergulho e ela ainda tirou uma sonequinha debaixo da barraca. Não coloquei filtro. Levo sempre água doce numa garrafa para tirar o sal e evitar assaduras (fralda, água salgada e areia... não combinam).

    Vc conhece a cadeirinha bumbo? Ajuda o bebê a começar a sentar e depois funciona como cadeirinha para comer. É ótima e prática! A Malu usa desde 3 meses e eu tirei umas fotos lindas dela na praia sentada no bumbo. Vou fazer um post. rs!

    Eu voltei a trabalhar na primeira semana de dezembro e introduzi frutas , na segunda quinzena de novembro. A sopinha salgada, eu dei quando já estava trabalhando. Comecei num final de semana, pq EU tb queria dar para a Malu. Fica a sugestão. Deixava leite materno para a Malu mamar em algumas refeições...

    Eu senti o meu retorno ao trabalho muito mais que a Malu. Ela se saiu muito bem.

    Bjs,
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Que bebezão, hein?!?!?
    Ainda é cedo pros dentes! O Gui, que teve dentes super cedo, teve com quase 5 meses!!
    Afinal, pra onde vcs vão nessas férias? A gente tá querendo ir pra Búzios uns dias, mas não muito porque na semana que vem a babá vai começar aqui em casa e viajar muitos dias durante a semana significa perder dias de treino com ela, né?
    Mas a idéia é curtir mais a cidade, porque o médico dela não vai deixar a gente colocar ela na piscina e no mar de jeito nenhum!! A gente até pode ir pra praia, mas ela vai ter que ficar na sombra, em algum quiosque. Difícil vai ser administrar o Gui desse jeito. Vamos acabar ficando mais na piscina mesmo.
    Hoje eu escrevi um post sobre a alimentação da Duda. também perguntei pro médico se a gente ia começar com as papinhas, mas ele disse que não, que eram menos calóricas que o leite...
    Acho que vc está super certa de desencanar. A gente tem que fazer o que é possível, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!