segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Suquinhos e papinhas

Semana passada começamos com a introdução de alimentos com o Arthur.

Na primeira semana foi apenas a introdução do suquinho de laranja lima. Começou timidamente com 10mL, depois 30mL, até que começou a gostar do negócio e atualmente já bebe uma média de 60mL de suquinho, o equivalente a uma laranja lima. Aos poucos iremos aumentando a quantidade e logo iremos diversificar as frutas dos suquinhos. Logo iremos dar água de côco, laranja lima com beterraba e outros suquinhos.

suquinho

Por ele estar só com 4 meses ainda, optei por dar na mamadeira mesmo. Aquele copos de transição são mais recomendados pra bebês acima de seis meses. Quando Arthur estiver com mais firmeza nas mãos, passaremos a usar os tais copinhos.

E hoje, começamos com as papinhas de frutas na parte da tarde. A fruta foi a banana. Ele não gostou muito não. Deixamos ele só de fraldinha, deixamos ele ter bastante contato com a comidinha, colocar as mãos, se lambuzar, mas ele estranhou muito essa novidade. Fazia caretas, cuspia, até ânsia de vômito teve. Por isso a introdução de sólidos é tão recomendada que seja feita após os 6 meses do bebê, devido ao reflexo de propulsão da língua, que  protege os bebês contra engasgo. Esse reflexo é bem acentuado até os 4 primeiros meses do bebê. Quando qualquer substância incomum é colocada na língua, automaticamente é empurrada para fora e não para dentro. Entre 4-6 meses de idade esse reflexo diminui gradualmente

Pois bem, ele comeu bem pouquinho da banana, quase nada. Não forcei. Amanhã tentaremos de novo e aos poucos ele vai se acostumando e gostando (assim espero).

papinha

Iremos também providenciar logo o cadeirão pra ele. Colocamos ele na cadeirinha vibratória dele, mas a posição inclinada não é recomendada pois a criança remete essa posição a mamar. O ideal é que ele fique sentadinho.

Ai, ai...quanta coisa!!

Beijos, Flávia

6 comentários:

  1. Minha nossa.. uma wikipédia materna, rs... gente, tenho uma prima super mãe, q orgulho... pena nem todas as mulheres conseguirem acesso à estudo e informação... talvez nossas crianças Brasil afora sofressem menos... enfim, Deus sabe o q faz... e Arthur merece a super mummy dele :)

    ResponderExcluir
  2. oi
    sou eu novamente...
    acompanho seu blog e adoro porque posso pegar dicas incríveis.
    aproveitei seu comentário sobre o presente do Arthur no dia das crianças e já antecipei o presente de Natal da Sofia. Ela também amou o tapete de atividades... e olha que só tem dois meses de vida!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia
    Pena que eu saí cedo do Chá no sábado, nem pudemos conversar...
    Mas fui olhar o Arthur dormindo no carrinho ! Todo fofo... Adorei a foto dele segurando a mamadeira de suco !
    Bjs , Flávia

    ResponderExcluir
  4. hahahahahah
    Adorei o "wikipédia materna" da Déb! hahahahaha
    Não sabia dessa de reflexo de empurrar a comidinha diferente pra fora!

    Adorei!

    Ele tá muito lindo e rapazinho! rsss

    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Flavia de tempo ao tempo. Tudo se resolve. Lembre-se que ts é uma novidade para ele. Vc vai ver que logo ele vai esta devorando a banana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. adorei seu blog! não lembbro + por onde achei mas vou seguir..comecei um a pco tempo, ainda está um pco vazio...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!