quarta-feira, 31 de março de 2010

02 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

autismo Fiquei sabendo desta data por meio do blog do Lu (www.estouautista.com.br) escrito pelas suas irmãs gêmeas Luiza e Karla.

A Luiza Coelho eu conhecia virtualmente pelos seus comentários sempre carinhosos e muito bem escritos no Blog Criative-se do qual minha irmã Beta faz parte. Sempre via ela falando sobre o autismo. Até que um dia ela postou o link do site em um dos seus comentários e logo cliquei pra conhecer. E que grata surpresa!

O blog fala sobre o autismo, esclarece muitas dúvidas, explica que o autismo é uma condição e que é tratável! Fala sobre as peripécias do Lu, de 10 anos, que está autista, fala dos hábitos deles em prol do tratamento do autismo e em busca de uma ótima qualidade de vida pra ele, mostra o quanto essa família é engajada em aprender, divulgar e ensinar sobre este tema que é tão pouco divulgado.

Eu me encantei com o blog! Fui devorando cada post. Há muita coisa interessante sobre o comportamento deles, sobre as dietas que os ajudam a controlar o espectro autista, enfim, recomendo a todos que têm ou não autistas na família. É muito esclarecedor, inclusivo e faz cair por terra qualquer preconceito que possa ter a respeito deste tema.

Mas o post não é só pra falar do blog delas não. É pra divulgar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de Abril. Lá no post que elas escreveram explica tudinho sobre esta data, as iniciativas da família do Lu em divulgar o tema e a vontade de ajudar tantas e tantas famílias que convivem com autistas.

Não conhecia esta data, aliás, conhecia muito pouco sobre esta síndrome. Quando vi o post delas falando sobre o dia 02 de Abril e pedindo que fosse divulgado em mídias sociais, não pensei duas vezes em divulgar aqui no blog e meu twitter.

Deixo aqui um link do blog do Lu, que me deixou extremamente sensibilizada quando li. Fala sobre as Dez coisas que um autista gostaria que você soubesse. Vale a pena a leitura para conhecer um pouco mais sobre o tema e sobre essas pessoas especiais!

Luiza e Karla, não sei se escrevi alguma besteira, mas gostaria de parabenizar vocês pelo belo trabalho que fazem! Vocês não estão ajudando só ao Lu e sim a muitas e muitas famílias que convivem com autistas. Sem palavras pra expressar o quanto gosto do blog e o quanto me surpreendi com o amor com que vocês o escrevem. Amor não só ao Lu e sim ao próximo. Muito bacana!

O Autismo é tratável!

Beijos, Flavia.

4 comentários:

  1. Flavinha, tenho um sobrinho que é autista! Vou ler o blog e repassar pra minha irmã! Adorei a dica!
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post Flávia, entrei no blog e fiquei encantada...Confesso que nunca tinha me interessado muito sobre o assunto, mais depois que ví p blog fiquei até emocionada... Repassei pra uma amiga minha que o filhinho dela tem um amiguinho autista na escola e ela simplesmente amou...Bjos no Arthur e Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  3. Que fantástico! Vc divulgando o autismo! Fiquei feliz e emocionada. O melhor é que duas pessoas já pasarão o link pra frente e ajudaremos mais autistas. O autismo está cada vez mais comum, prova disso são os comentários anteriores a mim com parentes e conhecidos autistas. Esse mundo cheio de químicas está distruindo a qualidade de vida das pessoas. Obrigada pelo espaço e pelas belas palavras do post!

    Estamos a disposição para ajudar no que for preciso qualquer pessoa que precise de informações sobre o tema ou quiser trocar experiências!

    Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  4. Ai Flávia olha que legal! Fiquei super feliz com o post! Só de ler esses dois comentários aí em cima de pessoas que conhecem pessoas com autismo e que podem passar nosso endereço, fico super emocionada! Eu e a Karla sempre falamos que todos os autistas que existem parecem que são nossos irmãos e o que pudermos fazer pra ajudar, fazemos com prazer! Lu veio nesse mundo com uma missão muito grande: de nos fazer a gente melhorar como pessoa e darmos valor a cada detalhe do dia a dia que as vezes passam despercebidos! Ele é um guerreiro que evolui a cada dia e nos mostra o quanto o autismo é tratável! Obrigada pela atenção! Quem sabe um dia o Lu não vai pro Rio de Janeiro comigo e com a Ká e saímos juntos pra passear? Seria tão bom... Lu está tão bem que com certeza um dia ele poderá viajar longas distancias e curtir muitos passeios... e olha que agora ele fica pedindo pra conhecer a praia! Ah, mas se um dia quiser vir na terra que o Chico Xavier viveu a maior parte de sua vida, está super convidada!
    Obrigada mais uma vez por estar nos ajudando a divulgar essa causa! Quanto mais pessoas souberem que o autismo é tratável, melhor o mundo será! Como diz uma amiga carioca: Autismo sim, conformismo não!
    Beijos mais que especiais!

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!