quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cadê o apetite?

De uns dias pra cá Arthur tem dado trabalho pra comer.


Pausa: Oh céus, sabia que um dia o fato de eu ter sido a mais chata de todas com comida iria voltar pra mim. #Fato. To colhendo o que plantei um dia...hahahha - Despausa.

Ele tem rejeitado almoço e jantar. Vira o rosto, faz cara feia, não abre a boquinha....um caos! Não há musiquinha, desenho, ou qualquer palhaçada que essa mãe faça, que o faça comer com gosto. Nem vovó, nem papai, nem a empregada e agora nem as tias da creche. Lá ele ainda come um pouco melhor, mas ontem, por exemplo, comeu apenas metade. Hoje vi pelas cameras que ele recusou a colação. (Tudo bem que ele nunca curtiu muito suco de melancia, mas sucos é o que ele mais gosta).

Na verdade, desde a nossa viagem pra Gramado que percebo que Arthur tem feito manha pra comer. Logo que oferecemos a comida, ele torce o nariz e vira o rosto. Mas é só experimentar a primeira colherada que logo para de bobeira e come tudinho. Lá em Gramado ele começou com isso e até hoje faz esse charminho. Aliás, essa nossa viagem pra lá deu um nó em toda nossa rotina, mas é assunto pra um outro post.

Fato é que to preocupada e já liguei o alerta. Agendei pediatra pra próxima sexta pra ver o que se passa com meu pequeno. Apenas uma fase? Dentes nascendo? Esses dias ele tem reclamado muito dos dentinhos molares q vi que vão apontar a qualquer momento. Nem dormir direito ele tava, tadinho. Mas ele nunca ficou assim, chato pra comer, quando nasceram seus outros dentes. :(

Pode ser que seja garganta ou qualquer outra coisa....vamos ver.

Enquanto isso to tentando mudar o que posso na alimentação. Reforçar as vitaminas, já que o"mamazão" ele não dispensa por nada. A mamadeira segue sendo sua paixão. E torcer pra que isso seja apenas uma fase mesmo. Quero meu glutãozinho de volta!!
 
P.S: Enquanto escrevi esse post, recebia simultaneamente ajuda de amigas no twitter. Além da solidariedade de outras mães que estão passando pelo mesmo problema, a @Comercrescer do site Comer para Crescer e a @biancabala do site Posso Amamentar me recomendaram alguns textos sobre inapetência infantil, entre eles alguns textos do livro "Mi niño no me come" de Carlos Gonzalez. Vou ler tudo, e espero que elas estejam certa: É apenas uma fase, muito comum na infância. #oremos

9 comentários:

  1. É flavinha, bem vinda ao time...

    Aki a hora do papa sempre foi uma novela! rsrs

    Mas Soso piora mesmo na epoca dos dentinhos. Aí ela nao come naaada que não seja dedeira! Talves seja isso do Arthur...

    Ela já nasceu os pré molares e foi barra viu... imagino os molares! ui!

    Melhoras pro pequeno! E dpois passa o link dos textos!

    Bjoes grandoes

    ResponderExcluir
  2. OI Flavia.. Estamos passando pela mesma situação lá em casa. Na verdade estavamos. E tenho certeza de que daqui a pouco vai ficar dificil denovo.
    Semana passada cheguei a ficar paranoica com isso, mas depois do meu desepero, Laís resolve voltar a comer como uma gulosinha que é.. Já nem entendo. Só vou seguindo acompanhado.

    Até falei sobre isso ´lá no blog.. e hj vou colocar o desfecho,.!! hehehe

    Bjnhos em vcs!

    ResponderExcluir
  3. É amiga pode ser uma fase mesmo, mas assusta né ? A gente pensa em nós, que sem comer ficamos fracas e sem forças, dá uma moleza ...mas eles não, tão lá fazendo a bagunça de sempre com quase nada no estômago..rs
    Como entender ?
    O Eric estava sem ganhar peso desde os 11 meses até 1 ano e 6 meses..e nessa fase ele ainda comia bem, e agora que tá na rejeição de tudo ?
    Também vou ler os artigos e me acalmar, essa queixa é frequente..deve ser absolutamente normal mesmo.

    Ps: eu também era ruim de comer..rssss
    A história se repete..rs

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Prima só resta uma, coisa a ser feita...

    PACIENCIA!

    Que papai do céu te ajude.
    Beijos em ti e no Arthur.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho quando não quer comer é porque a gargantinha dele está inflamada. Já o levou ao médico para descartar essa possibilidade? Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Flávia, é fase! Vai passar! Já li tb que a rejeição à comida tem relação direta com a relação das crianças com as mães. Os pequenos sabem que ficamos felizes se eles comem e fazem isso de propósito, rs! Mas acho que pode variar um pouco o sabor, as brincadeiras, a decoração do prato... Aliás, a Malu teve uma fase de só querer mamadeira e comer coisas com as mãos depois de uma dor de garganta. Aí comprei um livro que me deu algumas opções interessantes: Deliciosos e Disfarçados. Veja se ajuda!

    bjs,
    Carol

    ResponderExcluir
  7. O leo tbm esta chato para comer e ele sempre comeu supeeeer bem, mas tenho ligado isso ao calorão q esta fazendo pq beber ele bebe o dia inteirinho... é agua, é suco, é ades, é mate, enfim...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Flavia, é assim mesmo...Felipe adorava mamão, agora tenho que suar para ele comer, distraí-lo e tudo o mais, e na escola ví ele dizendo que não queria salada, coisa que ele costuma "roubar" do nosso prato aqui em casa. Algumas vezes ele leva mais de uma hora para comer um pratinho. Depois que come a primeira colherada até que vai. É uma fase mesmo, com paciência passa...

    ResponderExcluir
  9. O calor faz a gente perder um pouco o apetite... e também acho que quando mais novos os bebês são curiosos pois tudo é novidade e colocam na boca e descobrem muitas coisas que gostam, querem mais... agora eles têm mais coisas interessantes pra competir com a refeição... mas com calma tudo se ajeita... eu era mais ou menos pra comer e hoje sou muito melhor... comecei a comer as coisas que nao gostava e me surpreendi pois hoje adoro muitos legumes que nao comia por puro preconceito! Logo logo Arthur vai estar comendo bem de novo!

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!