sábado, 31 de março de 2012

Dia de conscientizar pelo Autismo!

Oi gente!
Estamos super felizes de estarmos aqui nesse blog que ajuda tanta gente com informações sobre aleitamento materno, as descobertas da infância, agora abordando o tema desfralde, enfim, uma troca de experiências que gera uma blogosfera feliz e engajada!

Estamos aqui para abordar um tema um tanto diferente, mas muito importante também:  o autismo! A Organização das Nações Unidas – ONU – estabeleceu o dia 02 de Abril como o dia mundial da Conscientização pelo Autismo como uma forma de homenagear os autistas e suas famílias e também de atrair a atenção do mundo todo.

Quanto mais informação sobre essa síndrome, mais qualidade de vida um autista e seus familiares podem ter já que acreditamos que o preconceito existe por conta disso. Uma criança autista não tem características físicas tão perceptíveis e em crise pode dar a impressão de um menino birrento e sem educação.  Depois do Lu em nossas vidas, todo choro e problema que vemos com uma criança, procuramos entender o porquê aquilo acontece!

peça fundamental

Essa conscientização também nos ajuda para divulgarmos as principais características do autista e auxiliar em um diagnóstico precoce! Quanto mais cedo uma mãe descobre que seu filho é autista, mais eficácia ela terá no atendimento  pois os autistas precisam de muitos estímulos e são apegados a rotina. Já que a Flávia está falando do desfralde, vamos pegar uma carona: fica mais fácil tirar a fralda de um autista enquanto ele é mais novo e não se acostumou tanto aquela fralda em seu dia a dia! E como o pensamento deles é concreto (concret thinker) podemos encontrar dificuldade em fazê-los entender que a fralda não é socialmente aceita enquanto eles pensam assim: porque ir ao banheiro se posso fazer cocô aqui e ao mesmo tempo fazer o que gosto.  Nos estendendo só um pouquinho nesse assunto, o Lu parou de usar fraldas aos 9 anos e foi uma vitória. Como não sabíamos de nada, tivemos que virar detetive e descobrir o que o incomodava no banheiro ou porque ele tinha se apegado tanto aquela fralda... depois de vários vídeos de cocô no youtube, várias brincadeiras legais no banheiro, várias conversas, convencemos o garoto falando que ele já era crescido e que meninos grandes não usavam fraldas,  que ele era um rapaz. Ele ama quando falamos que ele é grande porque  vive querendo fazer coisas de gente grande.

DIANOSTICO

Quando você descobre que tem um autista em casa, mil coisas passam pela sua cabeça: o que é isso? Tem cura? Como posso ajudá-lo? Ele vai freqüentar a escola? Em que mundo ele vive?  No texto 10 coisas que um autista gostaria que você soubesse, você pode entender um pouco desse universo e aí vai entender melhor como eles pensam e se sentem!

Bom, com tantas coisas pra aprender e aprendendo tanta coisa na prática, resolvemos postar as nossas experiências na internet para trocas de informações e nasceu o Estou Autista. Já participávamos de alguns fóruns de autismo na internet  mas sempre pensávamos: nossa, aqui aprendemos tanta coisa  que não podemos guardar só com a gente.  E a partir daí vimos que quanto mais informação, mais troca, mais a gente vai valorizando o tanto que é bom ter um autista na família! Ele mostra pra gente que se bem estimulado, se tratado da maneira correta, as respostas vêm e vale a pena o trabalho! E o blog trouxe muita gente boa pra perto da gente, nos mostrou muitas mães guerreiras e que fazem de tudo pelo seu filho, pais que querem entender esse universo e até profissionais que querem entender a cabecinha dos autistas!
É por isso tudo que gostaríamos que todas as mães leiam esse texto: O que ensinar a seus filhos sobre crianças especiais.

inclusao

Nos ajudem na inclusão social de nossos meninos falando sobre isso em casa! É importante para nós e para os filhos de vocês! É importante pro mundo todo!
Ah e outra coisinha que gostaria de pedir: tem um texto... esse aqui  que todas as mães, cuidadores , profissionais,  parentes e amigos de autistas ou qualquer outra síndrome ou necessidade especial deveriam ler!

Autistas são muito capazes de tudo e querem sim fazer amizade, participar da brincadeira, conversar com você, trabalhar, namorar... Eles só não sabem como fazer isso e por isso se isolam! E nós estamos aqui pra isso: Compreender e incluir!

Nesse dia 02, peça pra seus amigos pesquisarem sobre autismo, toque nesse assunto, vista azul para causar curiosidade, divulgue nas redes sociais, torne o mundo azul!

Flávia, obrigada por esse espaço é pouco! Você e a Beta sempre nos ajudam e abraçaram a causa com todo o amor do mundo que a gente sente daqui...  muitos quilômetros nos separam fisicamente mas  nossa amizade não se importa com isso! Obrigada por mobilizarem a internet por essa conscientização, por pintarem as unhas de azul e publicarem na internet,  smurfarem com a gente!


BEIJOS

Beijos azuis em todos que passam por aqui! ;) Ah, também temos uma página no facebook: Estou Autista

Karla e Luiza
irmãs de um menino que está autista e tem 12 anos.

2 comentários:

  1. Karla e Luiza!
    É sempre um prazer ter vcs aqui no blog!
    Falar sobre o autismo, compartilhar informações acerca da síndrome e divulgar o dia 02 de abril é um trabalho lindo que vcs o fazem com maestria...quer dizer...fazem com muito amor!!

    Esses dias, depois de compartilhar N vezes alguma info sobre o autismo ou o dia 02, vieram me perguntar se tenho familiar ou amigo próximo com autismo, já que me mostro tão engajada na causa. Disse que não...nao tenho ninguém próximo de mim com autismo, mas abracei a casua sim, depois que a conheci por meio de vcs! O amor com que vcs falam sobre a causa, a forma como divulgam informações importantes...enfim, não tem como não abraçar essa causa. Faço muito pouco, nao sou tão engajada assim, afinal tem apenas uns 2 anos que conheci melhor sobre essa síndrome. Mas contem SEMPRE comigo pra divulgar o dia 02 e qualquer outra informação a respeito!!!

    A vocês dou meus parabéns por tudo que fazem. Estava olhando hoje os blogs q estão com posts de vocês sobre o dia 02 e percebi que pra cada blog, há um post diferente, informações distintas, que se completam!! Isso é bárbaro!! Demonstra carinho com a causa, demonstra dedicação. Vcs podiam simplesmente escrever um texto só, dar ctrl C,- ctrl V. Mas não...vcs fizeram muito mais que isso!!!

    Vcs são fantásticas! E o Lu é ainda mais especial por ter vcs como "irMÃES".

    Bjs grandes e que o dia 02/04 seja compeltamente AZUL!!!
    Flávia

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!

Ocorreu um erro neste gadget