domingo, 14 de junho de 2009

Contando as horas...

Oi, pessoas!
Por aqui estamos em compasso de espera. Já estou com mais de 37 semanas e significa que o bebê já está a termo. Qualquer hora é hora pra ele nascer....

Nessa última semana fiz uma ultra com doppler, exames de sangue e urina e ainda tivemos a consulta semanal com Dr. Mario.

Exames laboratoriais todos ok. Que bom! Me assustei com minha taxa de glicose, que está abaixo do nível de referência, imagina eu desmaiando por aí por conta de hipoglicemia??? rs...mas o Dr. MG disse que está ótimo assim. Muito melhor uma gestante com o risco de desmaiar por hipoglicemia (exageros a parte!) do que aquelas em que tem que se controlar o açucar por causa da diabetes gestacional. Então tá, né??? A parte boa disso tudo é que posso abusar dos doces e massas. E isso tb deve explicar o porquê de ultimamente eu não dispensar uma sobremesa...virei uma formiguinha e olha que doces nunca me apeteceram muito.
Na ultra tb deu tudo bem com os fluxos feto-placentário. Ou seja, está tudo indo direitinho como deve pro Arthur. E, por isso, me assustei com o peso estimado desse menino: 3.400g!!
Meu Deus! Onde isso vai parar?? Tá um gordinho esse menino!
Tenho conversado com ele que é pra ele crescer aqui fora, com o leitinho da mamãe, pq já fico pensando se o peso dele vai ser um fator limitante pro parto Normal.

Conversei isso com Dr. Mario. Ele disse pra eu não me preocupar com isso. Que como ele tem crescido bem, a tendência é do parto antecipar. E que não há outra maneira de se saber o peso do bebê se não for após o nascimento. Então, só partirá pra uma cesárea por conta do "peso" dele, se durante o trabalho de parto o bebê não encaixar, descer e o TP não evoluir como deveria. E que só saberemos disso após entrar em TP, antes não temos como saber.
Engordei apenas 400g nessa semana e o Dr MG disse que está ótimo. Que mostra que não sou eu que estou engordando esse menino...que bom.
A consulta foi boa...levei algumas dúvidas que fiquei após o Curso de Gestante que fizemos semana passada. Sobre o Jejum mesmo praquelas que irão entrar em TP e esperar pelo PN.
Segundo as enfermeiras, após rompimento de bolsa, ou das primeiras contrações a mulher deve entrar em jejum por conta da analgesia, etc e tal. Mas isso ia contra tudo que li sobre Parto Normal.
Dr. MG confirmou que eu não preciso entrar em jejum. Que não há motivos pra eu me privar de alimentação pq não vou fazer uma cirurgia. Mas que claro, é só eu não abusar. Comer coisas leves se eu sentir necessidade, não há problema. O mesmo acontece, caso eu tenha sede e queira beber água durante o trabalho de parto. Liberadíssimo!
Outra questão que conversei com ele foi sobre um procedimento neo natal, que após conversar com a Pediatra que fará a sala de parto (não falei ainda sobre isso, mas vou fazer um post contando tudo!), fiquei com dúvidas.
É sobre o Método de Credé, que consiste em aplicar um colírio de Nitrato de Prata 1% nos olhos do bebê, como profilaxia de conjuntivite gonocócica, que pode afetar os olhos do bebê e causar cegueira gonocócica, ao passar pelo canal vaginal caso a mãe possua alguma DST, especialmente a gonorréia.
O grande problema, é que esse método vem sendo aplicado como rotina simplesmente pelo fato de não saber se a mãe tem ou não DST que possam causar a tal cegueira gonocócica do RN.
Isso é válido na saúde pública ou em locais em que muitas mães sequer fazem um pré-natal adequado, mas se eu e meu GO sabemos que não possuo nenhuma DST e que portanto, este método é totalmente dispensável em ser realizado no meu bebê, vou permitir fazer apenas por ser "rotina"? Não...
Pra vcs terem uma idéia, esse método é aplicado tão rotineiramente que fazem até em bebês que nascem de cesárea. Aí pergunto: qual a indicação pra isso, se o bebê não passou pelo canal vaginal?
Perguntei a opinião do dr. MG, pq não quero simplesmente impedir a realização do método, sem ao menos ter certeza de que realmente não é preciso.
Na consulta ele falou que nós sabemos que eu não tenho nenhuma DST e que todos meus exames de urina tem dado cultura negativa. Que as bactérias normais presentes na flora vaginal não indicam o uso desta profilaxia, e que portanto, se eu não quisesse, eu poderia simplesmente pedir pra não aplicar. Ele ainda falou que hoje em dia há outros métodos, diferente do Nitrato de Prata e tão eficaz quanto, e que não trazem problemas pros olhinhos do bebê como a conjuntivite química.
Portanto, saí de lá determinada a solicitar a pediatra que não apliquem o método do colírio no Arthur. Fábio ficará encarregado de fiscalizar isso, pois ele que estará acompanhando o Arthur durante os procedimentos.
Outros procedimentos, como a vitamina K, em que não se sabe até onde é necessário ou não, não vou me opor. Mas qto ao Nitrato de Prata, já tá batido o martelo! :)

Enfim, pra terminar, após me examinar o médico disse que ele ainda está alto e colo fechadinho. Ou seja, nenhum sinal de que ele esteja querendo nascer por enquanto, apesar das dores que já venho sentindo no baixo ventre.
Vamos aguardar a próxima consulta semana que vem!
Enquanto isso vou descansando o quanto eu posso e arrumando os últimos detalhes pra chegada dele!
beijinhos.
Flávia.

8 comentários:

  1. Ai que ansiedade né !!

    A Fadynha tinha falado sobre o nitrato e a vitamina K em uma das aulas e tbm sou contra, ainda não conversei com o pediatra pq minha vida está uma correria só, mas vou falar com o xico e o edu já está avisado...rs

    Uma otima semana para vcs !!
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. ahhh... vc já fez a pré-internação na perinatal??? com qnts semanas???
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa ta quase ne linda!
    Hum ta vindo por ai o mais novo integrante da familia rs!

    Boa semana lindaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Me enche de orgulho com esses seus posts educativos e elucidativos!
    Adorei!
    Bjks, Beta

    ResponderExcluir
  5. Praticamente uma médica! rsrsrsrs. Que bom que está tudo bem com vcs. Arthur logo estará com a gente brincando com o Gui e a Duda. Sobre o peso, não se preocupe! As duas últimas ultras da Duda indicavam que ela nasceria com mais de 3,5 kg e 51 cm... Qual não foi a minha surpresa quando ela nasceu com 2,99 kg e 45 cm! Com o filho de um amigo do Ric que nasceu no mesmo dia aconteceu o mesmo. Fez as últimas ultras tb na perinatal e a indicação era de um bebê grandão e nasceu bem pequeno, como ela. Já não confio mais nesses exames...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS!!!!!!Adoro pessoas inteligentes e bem humoradas.Adorei seu Blog.
    Convido vc a visitar o meu Blog TB
    www.depoisdodiva.com.br
    Sou psicologa e vou adorar ler seus comentarios por lá.
    Bjs e boa semana!
    Sil

    ResponderExcluir
  7. Ta chegaaaando!
    Eu tbem estou mega master ansionsa... Nao vejo a hora da soso nascer...
    Menina, ler seu post me calhou bem pq acabei de ver que minha taxa de glicose tbem deu abaixo da media (deu 60)... E como vc eu tbem estou igualzinho formiga... Por mim só como doce o dia todinha!
    Bjokas grandes!
    Logo logo teremos noticias lindas de um parto do jeito que vc qr!

    ResponderExcluir
  8. mais um post esclarecedor!!!
    mas nao tem como falar como passou rapido!! parece q ontem estava lendo pela primeira vez o blog, vendo os posts da descoberta, de contar para irmãos, e agora já to no post "contando as horas". Demais issooo!!! já já o post são com a fotos desse pequeno fora da barriga!!!

    bjaoooooo

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!

Ocorreu um erro neste gadget