quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Curso de Shantala

Semana passada fui no Curso de Shantala oferecido pela Stephanie.

A Stephanie é uma Monitora Perinatal, francesa, que trabalha com este universo (grávidas e bebês) há 30 anos! Ela simplesmente sabe TUDO sobre bebês.

A conheci por intermédio da Ana Carolina, que me indicou ela quando eu estava tendo problemas com a amamentação. Ela me ajudou muito me ensinando o método da translactação e com dicas para aumentar a produção de leite.`

Pois bem, ela me ligou falando que teria o curso de shantala e aí não pensei duas vezes. Me inscrevi e lá fomos nós: Eu, Arthur e Beta, já que o Fábio estava no trabalho, impossibilitado de ir.

E o curso foi ótimo. Estavam lá, além de nós, mais quatro bebês entre 1 e 2 meses.

Antes do curso começar todo mundo falou das suas rotinas com os bebês, tirou dúvidas, amamentou e conversamos muito. Incrível como cada um tem sua história, suas dificuldades. Isso levou mais de uma hora e eu adorei pois pude tirar mais dúvidas e aprender muito com as experiências das outras mamães.

A Shantala é uma técnica de massagear crianças originária da Índia, que chegou ao Ocidente por meio do obstetra francês Fréderick Leboyer que descobriu essa técnica ao passear pelas ruas de Calcutá. Ele se deparou com uma jovem mãe que em meio a um ambiente pobre e hostil, dedicava um momento de pura paciência e amor à sua criança. Colocando o filho despido em suas pernas, fazia uma massagem envolvente e carinhosa com movimentos que chamaram sua atenção. Conversando com ela, descobriu que ela era paralítica das duas pernas e este era o único momento de contato que podia ter com seu filho. Impressionado com o prazer e o relaxamento demonstrados pelo bebê, que dormiu no final da massagem, Leboyer foi se aprofundando no conhecimento desta técnica e em 1986 escreveu o livro “SHANTALA”, o nome da mulher indiana que inspirou o médico.

Estudada e experimentada por especialistas do mundo todo, descobriu-se que, além do prazer do contato, esta massagem estimulava o sistema nervoso central e o sistema imunológico da criança, favorecendo um desenvolvimento saudável.

Pois bem, Arthur adorou a massagem. Ficou quietinho e nem chorou qdo estava fazendo a Shantala nele.

Após os bebês serem massageados foi hora de um banho relaxante no Tummy Tub e mais uma vez, Arthur se esbaldou! Ficou quietinho curtindo a aguinha morna do banho e relembrando seus momentos intra-uterinos.

Ao final do banho ainda pudemos pesar os bebês e Arthur já está com 5.300g! Muito gordinho esse meu bebê!

Seguem fotos desta tarde agradável que tivemos. Gostei muito e RECOMENDO.

Amigas minhas que viram as fotos no meu perfil do orkut, não param de me pedir indicação do curso. To vendo que a Stephanie vai ter q abrir uma turma só pras meninas da comunidade…rs…

Nos preparando pra começar a Shantala.

Arthur se concentrando…

Visão geral do curso. Olhem que barato!

Todo bezuntado de óleo.

Pose pra dinda fotografar.

Pra terminar a massagem e…

… ganhar um banho de balde !!! Obaaaa!

Aqui me sinto como no útero da mamãe.

Mãe, protege meus documentos!

Olha como fico feliz aqui dentro!

Na bola mágica que acalma bebês. Eu quero uma pra mim aqui em casa!

Com a Dinda Beta depois do banho.

Olhem o resultado dessa tarde gostosa: To relaxadão!

A experiência foi ótima! Já comprei meu óleo vegetal (não pode ser mineral!) e já fiz em casa com ele. Só que ao invés do banho de balde no final, foi banho de chuveiro mesmo. Pena q eu estava sozinha e não tinha inguém pra fotografar o momento.

bjks. Flávia.

12 comentários:

  1. Que MÁXIMO!!!! A Beta tinha me contado do curso, porque a gente se encontrou logo depois na casa da Lucia. Muito engraçada a foto dele no balde, rsrs. Menina, ele tá muito gordinho!!! Que delícia! 5.300!! Ganhou dois quilos em menos de 2 meses!!! Nossa! A Duda ganhou 1 quilo em dois meses. A próxima consulta dela vai ser na semana que vem e eu estou ansiosa pra saber quanto ela engordou nesse período.
    Bjs.
    Pri

    ResponderExcluir
  2. O curso foi uma experiência maravilhosa pra dinda aqui!
    Adorei estar presente naquele momento tão mágico, aprender tantas coisas e ainda estar perto de vocês.
    Ele ficou quietinho pra massagem, sinal que adorou. E precisamos comprar logo o balde, antes que ele não caiba mais, já que tá cada dia maior e mais gorducho!
    Amanhã registramos shantala e banho de chuveiro! ;)
    Bjks, Beta

    ResponderExcluir
  3. Que coincidência! Acabei de ver no Bom Dia Brasil uma reportagem sobre Shantala e os ofurôs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Flavinha, vc vai ver que a sua vida vai melhorar ainda mais! rs! Que legal que a Beta foi com vc... A Shantala é uma maravilha para eles. Com o banho depois então... nem se fala! Não é à toa que a Malu dorme a noite inteira desde os 40 dias. Banho de tummy, sim! Tb fiz a aula de Shantala com a Stephanie e fazia a massagem na Malu quase todo dia antes do banho de tummy tub. Ela adora os dois. Senti muita coisquinha nas pernas. É uma gracinha! Hoje, quase não consigo mais fazer a massagem, ela não pára! Mas continua dormindo a noite toda.
    bjs,
    Carol
    PS: Adorei o seu post. Sò faltou uma foto com a nossa guri. rs!Menina, não tô dando conta de escrever e vc fez o post que eu gostaria de fazer algum dia. Eu filmei a aula. Quem sabe um dia o meu post sobre o assunto não sai. Não deixe de fazer as aulas de papinha e dos aspectos psicológicos até 1 ano. São ótimas!

    ResponderExcluir
  5. Flavia,

    Eu sou louca pela Shantala,qdo Marina chegar e já puder receber farei muito nela..amei as fotos..Beta tá arrebentando nas fotos..rsrs..Arthur está muito gordinho e as fotos do balde ficaram lindas!!Que vocês possam curtir muito esses momentos mágicos!!Depois se você puder me diz onde comprou o óleo, a marca e o nome!!
    Bjs
    Pri Jacoby
    prijacoby@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito Interessante...muito legal mesmo!!
    O Arthur está muito grande e cada vez mais lindo...
    e eu cada vez mais blogueira...

    ResponderExcluir
  7. Pri,
    o fábio hj me acordou pra falar que tava passando essa reportagem no bom dia rio. Mas eu aproveitie a soneca do Arthur após a primeira mamada da manhã e não levantei. vou ver pela globo.com

    Ana Carolina,
    pois é...esqueci de tirarmos umas fotos com a Stephanie. Fica pra próxima. Quer dizer q ela tem aula sobre papinhas é? Depois me fala todas as aulas que ela ministra. vou querer fazer o máximo que eu puder.

    Pri Jacoby,
    recomendo vc fazer esse curso com a Stephanie. Ela é ótima.
    Aliás, pra vc que ainda está gravidinha, recomendo o curso para casais grávidos. Se eu tivesse conhecido ela antes, teria feito esse curso com ela ao invés do da Perinatal.
    O óleo tem q ser 100% vegetal. Tem o da Weleda, que é inclusive o que usamos no curso e vende em qq farmácia de produtos naturais.
    Eu comprei no Mundo Verde, um vidrinho pequenininho de óleo de calendula. Mas preste atenção na composição pra ver se não há nenhum percentual de óleo mineral. Tem q ser 100% vegetal. Óleo Johnson não pode!

    ResponderExcluir
  8. Mana isso tudo é uma delicia hein?
    E ele ta ficando moreninhooo, gostoso, parabens pelo bebezao.

    ResponderExcluir
  9. Depois que divulga o contato desse curso que tb vou querer fazer. O tummy Tub ele gostou mesmo? Estou pensando em comprar, mas acho tão caro... dá para improvisar com balde comum??? E ele já engordou 2 kilos! Que fominha, hein?! bjs

    ResponderExcluir
  10. Kkfaria,
    os bebês adoram o banho de Tummy tub ou balde.
    Dá sim pra improvisar usando balde comum. Em casa já dei duas vezes com balde comum, mas tenho q comprar um maior pq meu pequeno tá ficando grandinho!! rs...

    ResponderExcluir
  11. Ai, que delícia! Quando minha sobrinha/afilhada nascer, quero fazer a shantala e o banho de balde nela tb.
    Lindo!!!

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!