sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Campanha para Doação de Leite Humano.

Todo dia 01 de Outubro, há seis anos, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Leite Humano, campanha realizada pelo Ministério da Saúde. Essa data representa intensa mobilização para divulgação das ações dos Bancos de Leite, como também para incentivo ao aleitamento materno, especialmente a doação de leite humano.

A utilização de leite humano pelas crianças menores de dois anos de idade contribuem para reduzir a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil.

Este ano, a atriz Samara Fellipo é a mãe doadora de leite humano que ilustra os cartazes e folderes da Campanha. Samara doa seu leite para o Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro.

O dia 01 de Outubro já passou, mas doar é todo dia né?

Se você é mãe, amamenta e tem excesso de leite, porque não doa parte do leite que você tem? Muitas mães infelizmente não podem amamentar e recorrem aos Bancos de Leite para que possam oferecer Leite Humano a seus filhos.

Eu ainda não doei, pois tive problemas com minha produção. O pouco que eu conseguia tirar ia direto pro meu filhote. Mas com a proximidade de retornar ao trabalho, to pensando em voltar a tirar leite com a bomba pra estocar e pra ser dado a ele enquanto eu estiver no trabalho. Caso haja excesso de leite, doarei com o maior prazer e felicidade. Pela certeza de estar fazendo o bem por alguém, salvando vidas!

Então, que tal doar seu leite em excesso pro Banco de Leite mais próximo da sua cidade? Entre em contato com o SOS Amamentação -0800-268877. Bombeiras treinadas irão buscar sua doação e levar para um Banco de Leite Humano mais próximo. Neste centro especializado, seu leite será pasteurizado e poderá alimentar recém nascidos prematuros internados, ou bebês que estejam internados em centros de tratamento intensivo neonatal.

Confira aqui algumas informações a respeito do tema:

Quem pode doar?

Toda mulher saudável, com excesso de leite no peito e que não faça uso de medicamentos que impeça a doação.

Como fazer?

* Para armazenar o leite, utilize um frasco de vidro com tampa de plástico (tipo os de maionese, Nescafé, ou desses que você encontra em lojas de R$1,99).

* Ferva os vidros e tampas (sem o papel branco no interior das tampas) em uma panela cobrindo todo o vidro com água por 15 minutos, a contar após o início da fervura.

* Deixe-os escorrer em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna das tampas.

* Lave mãos e braços até o cotovelo com água e sabão.

* Reserve um lugar limpo e tranquilo para retirar o leite.

* Retire o leite após as mamadas ou quando os seios estiverem muito cheios.

* Evite conversar durante a retirada do leite.

* Para extrair o leite faça ordenha manual ou utilize uma bomba extratora de leite.

* Despreze os primeiros jatos.

* Colete o leite no vidro, feche bem com a tampa e anote no vidro a data inicial da coleta. Guarde no freezer por até 15 dias.

* Você poderá completar o volume do leite no frasco que já está no congelador. O procedimento é o mesmo, basta colocar o leite recém coletado sobre aquele que já está congelado no freezer e guardar imediatamente. Este procedimento deverá ser repetido até faltar dois dedos pra encher o frasco.

* Antes de completar 15 dias da data inicial da coleta, ligar para o Banco de Leite mais próximo de sua casa.

Todo o leite coletado e doado é analisado, pasteurizado e submetido ao controle de qualidade.

Lembre que este procedimento é o mesmo caso você retire leite pra uso próprio do seu filho, ainda que não seja para doação, ok?

Doar, o que quer que seja, é sempre bom. Bom pra quem doa e pra quem recebe!

Bjs, Flávia

Um comentário:

  1. Nossa, fiquei um tempo sem acessar a interneet e esse blog tá cheio de novidades!
    Vou olhar com calma cada post novo!
    Essa campanha é maravilhosa, né? Quisera eu ter excesso de leite pra doar!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!