quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A primeira papinha salgada!

Essa semana Arthur começou a ter almoço! Seguindo meu coração, resolvi adiar por 1 semana a introdução da papinha salgada, que segundo a Stephanie e a pediatra do Arthur deveria ter sido feita há uma semana atrás. Mas não sei porque, não tava confortável de dar a sopinha antes.

Pois bem, comprei os ingredientes e segui a receita de sopinha básica da Stephanie. A que a Pediatra recomendou é bem parecida, a única diferença foi que ela disse pra não usar cebola e alho pra temperar. Apenas uma pitadinha de sal.

Mas se nós gostamos de uma comidinha tempradinha, os bebês também, né? Então resolvi apostar numa receitinha com tempero, bem gostosinha e atrativa ao paladar dele, pra mais tarde eu não perder pra um potinho de papinha Nestlé, que são vedadeiramente gostosinhas.

Vou dividir a receitinha com vcs, pois pode ser útil pra alguma mamãe.

Sopinha Básica

Refogar alho e cebola em 1 colher de sopa de azeite. Refogar 100g de músculo. Acrescentar ao refogado: 1/2 colher de café rasa de sal, 1 batata, 1 cenoura média descascada (ou beterraba ou abóbora), 1 xícara de espinafre. Colocar água filtrada e ferver até amolecer a cenoura. Tirar a carne e passar tudo em peneira de metal.

A receita que fiz acima deu pra 2 papinhas de aproximadamente 120ml. A diferença que fiz foi cozinhar os legumes e vedura na água de cozimento da própria carne, pra ficar com o gostinho do caldo da carne na sopinha.

Arthur gostou, comeu com gosto, tudinho!!! Foi lindo! Fez mta lambança, mas deixei que é rpa ele ter o contato com a comida, textura e tudo o mais.

Já estamos no terceiro dia de almocinho e tem dado tudo certo. Comeu tudo em todos os dias. Vou repetir essa receita por 1 semana pra verificar possíveis reações e aos poucos vou variando os legumes e verduras.

O cheirinho que fica na casa é tão gostoso. E claro, a sopinha ficou bem gostosa, bem temperadinha.

Hoje, após a sopinha, Arthur ainda bebeu 60 ml de suquinho de laranja. Pra matar a sede, complementar a refeição como se fosse uma sobremesa e também pelo fato da Vitamina C ajudar na absorção do ferro!

Vejam só, o meu papa-tudo em ação.

DSC02203

Prontinho pra comer a primeira papinha salgada!

DSC02211 DSC02214

DSC02218 DSC02221Gostei tanto que comi tudo!!!

Beijos,

Flávia.

6 comentários:

  1. A melhor coisa que vc fez foi seguir seus instintos e temperar a sopa. A receita que o pediatra me passou tb não tinha nenhum tempero. No começo eu segui direitinho. Resultado: Beatriz não comia nada. Comecei a temperar e aí ela passou a comer tudo.

    ResponderExcluir
  2. Que delicia...rs
    Estou doida pro Leo chegar nessa fase, mas como nao vou voltar a faculdade agora a pediatra dele vai esperar os 6 mesinhos dele
    =]
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. A última foto tá impagável!!!!!!!!!!!
    Precisamos fazer uma sessão de fotos gastronômicas dele!! ;)))
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que inveja, hahahahaha!
    O nutrólogo passou ontem a receita da sopa de manhã, mas só consegui comprar os ingredientes à noite pra babá fazer hoje de manhã e dar na hora do almoço. Mas como queria ver a reação com a primeira papinha salgada, não resisti e dei um potinho da nestlé ontem à noite. Separei duas colheres de sobremesa num potinho separado e foi só o que ela comeu. No fim, já estava fazendo cara feia e tive medo que ela colocasse tudo pra fora. Muito difícil cuidar de criança que não gosta de comer. A receita do nutrólogo foi um pouco diferente. Ele mandou colocar 4 legumes (3 dedos de cada) e 40 g de carne (filé mignon, patinho - disse que músculo, ao contrário do que muitos recomendam, não é o ideal), refogados com alho e cebola. Mas não mandou colocar sal. A outra diferença é que ele mandou triturar tudo no mixer, sem liquidificar, inclusive a carne...
    E você, volta a trabalhar quando? Tá chegando, né? Já achou a creche?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Flavia,
    Arthur está cada dia mais lindo!
    Tomara que ele seja sempre bom de boca como o meu grande Gui...
    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Ai flavia!!! obrigada por postar a receita da papinha so arthur! me salvou!!! rsrs..
    sou pessima em cosinha e seguindo a receita da pedi nao temperei... resultado, soso nao comeu nada...
    segui direitinho sua receitinha e agora ela ta comendo ate bem... nao como o arthur mas já melhorou...

    POSTE MAIS RECEITINHAS QDO VC TIVER UM TEMPINHO... POSTE... vamos adorar e agradecer muuuito... mamaes como eu pessimas na cozinha correm muito risco de acabar nas papinhas nestle...

    brigada viu

    bjoes nos dois

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!

Ocorreu um erro neste gadget