quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A primeira papinha salgada!

Essa semana Arthur começou a ter almoço! Seguindo meu coração, resolvi adiar por 1 semana a introdução da papinha salgada, que segundo a Stephanie e a pediatra do Arthur deveria ter sido feita há uma semana atrás. Mas não sei porque, não tava confortável de dar a sopinha antes.

Pois bem, comprei os ingredientes e segui a receita de sopinha básica da Stephanie. A que a Pediatra recomendou é bem parecida, a única diferença foi que ela disse pra não usar cebola e alho pra temperar. Apenas uma pitadinha de sal.

Mas se nós gostamos de uma comidinha tempradinha, os bebês também, né? Então resolvi apostar numa receitinha com tempero, bem gostosinha e atrativa ao paladar dele, pra mais tarde eu não perder pra um potinho de papinha Nestlé, que são vedadeiramente gostosinhas.

Vou dividir a receitinha com vcs, pois pode ser útil pra alguma mamãe.

Sopinha Básica

Refogar alho e cebola em 1 colher de sopa de azeite. Refogar 100g de músculo. Acrescentar ao refogado: 1/2 colher de café rasa de sal, 1 batata, 1 cenoura média descascada (ou beterraba ou abóbora), 1 xícara de espinafre. Colocar água filtrada e ferver até amolecer a cenoura. Tirar a carne e passar tudo em peneira de metal.

A receita que fiz acima deu pra 2 papinhas de aproximadamente 120ml. A diferença que fiz foi cozinhar os legumes e vedura na água de cozimento da própria carne, pra ficar com o gostinho do caldo da carne na sopinha.

Arthur gostou, comeu com gosto, tudinho!!! Foi lindo! Fez mta lambança, mas deixei que é rpa ele ter o contato com a comida, textura e tudo o mais.

Já estamos no terceiro dia de almocinho e tem dado tudo certo. Comeu tudo em todos os dias. Vou repetir essa receita por 1 semana pra verificar possíveis reações e aos poucos vou variando os legumes e verduras.

O cheirinho que fica na casa é tão gostoso. E claro, a sopinha ficou bem gostosa, bem temperadinha.

Hoje, após a sopinha, Arthur ainda bebeu 60 ml de suquinho de laranja. Pra matar a sede, complementar a refeição como se fosse uma sobremesa e também pelo fato da Vitamina C ajudar na absorção do ferro!

Vejam só, o meu papa-tudo em ação.

DSC02203

Prontinho pra comer a primeira papinha salgada!

DSC02211 DSC02214

DSC02218 DSC02221Gostei tanto que comi tudo!!!

Beijos,

Flávia.

6 comentários:

  1. A melhor coisa que vc fez foi seguir seus instintos e temperar a sopa. A receita que o pediatra me passou tb não tinha nenhum tempero. No começo eu segui direitinho. Resultado: Beatriz não comia nada. Comecei a temperar e aí ela passou a comer tudo.

    ResponderExcluir
  2. Que delicia...rs
    Estou doida pro Leo chegar nessa fase, mas como nao vou voltar a faculdade agora a pediatra dele vai esperar os 6 mesinhos dele
    =]
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. A última foto tá impagável!!!!!!!!!!!
    Precisamos fazer uma sessão de fotos gastronômicas dele!! ;)))
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que inveja, hahahahaha!
    O nutrólogo passou ontem a receita da sopa de manhã, mas só consegui comprar os ingredientes à noite pra babá fazer hoje de manhã e dar na hora do almoço. Mas como queria ver a reação com a primeira papinha salgada, não resisti e dei um potinho da nestlé ontem à noite. Separei duas colheres de sobremesa num potinho separado e foi só o que ela comeu. No fim, já estava fazendo cara feia e tive medo que ela colocasse tudo pra fora. Muito difícil cuidar de criança que não gosta de comer. A receita do nutrólogo foi um pouco diferente. Ele mandou colocar 4 legumes (3 dedos de cada) e 40 g de carne (filé mignon, patinho - disse que músculo, ao contrário do que muitos recomendam, não é o ideal), refogados com alho e cebola. Mas não mandou colocar sal. A outra diferença é que ele mandou triturar tudo no mixer, sem liquidificar, inclusive a carne...
    E você, volta a trabalhar quando? Tá chegando, né? Já achou a creche?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Flavia,
    Arthur está cada dia mais lindo!
    Tomara que ele seja sempre bom de boca como o meu grande Gui...
    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Ai flavia!!! obrigada por postar a receita da papinha so arthur! me salvou!!! rsrs..
    sou pessima em cosinha e seguindo a receita da pedi nao temperei... resultado, soso nao comeu nada...
    segui direitinho sua receitinha e agora ela ta comendo ate bem... nao como o arthur mas já melhorou...

    POSTE MAIS RECEITINHAS QDO VC TIVER UM TEMPINHO... POSTE... vamos adorar e agradecer muuuito... mamaes como eu pessimas na cozinha correm muito risco de acabar nas papinhas nestle...

    brigada viu

    bjoes nos dois

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!