quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Para curtir o Carnaval com Segurança e programação infantil no Rio.

Carnaval chegando, fantasias compradas, confetes e serpentinas na mão. Tudo pronto pra folia!

Mas carnaval com crianças precisa ser com segurança redobrada. O tempo é de festa, de alegria, mas não podemos bobear com os pequenos foliões. Há perigo até onde a gente nem possa imaginar.

Como uma boa Engenheira de Segurança que sou, não podia deixar de passar aqui e deixar dicas de segurança pra folia ser nota DEZ. As dicas abaixo são da ONG Criança Segura. Acrescentei outras que acho importante dividir com as mamães e papais que passam por aqui.

1. Pegando Estrada >> Na hora de pegar estrada, uma medida é essencial: o uso do equipamento adequado - como o bebê conforto, a cadeirinha ou assento de elevação – para transportar a criança no veículo. Nos feriados, o fluxo de veículos fica mais intenso, aumentando os riscos de acidentes. Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente. Vale ressaltar que o uso da cadeirinha não deve ficar restrito às rodovias; na cidade e em qualquer trajeto, a criança deve ser transportada sempre em um dispositivo de retenção.

2. Nas ruas >> O atropelamento também é um risco que merece atenção nesta época do ano devido às festas de rua. Entre os acidentes de trânsito, o atropelamento é a principal causa de morte de crianças até 14 anos. No meio da descontração e do aglomerado de pessoas, a criança pode se afastar sem que os adultos percebam, dirigindo-se para ruas com tráfego normal de automóveis.

3. Na praia ou piscina >> O banho de mar ou de piscina também costuma ser uma opção para o feriado já que o Carnaval vem sempre acompanhado de altas temperaturas. Os afogamentos representam a segunda maior causa de morte, entre os acidentes, de crianças até 14 anos. Por este motivo, adultos devem dobrar a supervisão na hora da brincadeira na praia e na piscina. As crianças devem utilizar colete salva-vidas ou bóias e estarem sempre sob supervisão de um adulto.

4. Escolhendo a fantasia >> Prefira fantasias em tecidos de algodão, leves, arejados e fáceis de vestir. Se a criança tiver menos de 3 anos, opte por fantasias sem adereços soltos, como cintos, faixas ou cordões para evitar sufocações. Acessórios como lanças ou detalhes pontiagudos podem cortar e ferir. No caso de capas, certifique-se de que elas não ultrapassem a altura da cintura da criança. Assim, sua filha ou filho e os coleguinhas não correrão o risco de cair.

5. Lantejoulas e confetes >> as lantejoulas que podem se desprender facilmente das roupas e os confetes, jogados em grande quantidade, podem também provocar sufocações. A brincadeira de arremessar confetes é muito divertida, mas deve ser acompanhada por adultos.

6. Pintura nos rostos >> o ideal é utilizar maquiagens próprias para o público infantil e, claro, produtos antialérgicos e atóxicos para evitar irritações de pele e intoxicações.

7. Máscaras >> as máscaras de material sintético também representam riscos. Dependendo da idade da criança, elas não se encaixam direito no formato do rosto e acabam impedindo a respiração. Os elásticos fixadores das máscaras também podem acabar ferindo a criança.

8. Armas nem pensar!>> Brinquedos que imitam armas de fogo não devem ser estimulados pelos pais. Além de incentivar a cultura da violência, pode despertar a curiosidade da criança para o uso de armas reais. Muitos acidentes acontecem porque as crianças acabam tendo acesso a armas de fogo guardadas pelos pais.

9. Balões e Bexigas >> as crianças adoram inventar brincadeiras com balões de látex e bexiga. Mas atenção para as sobras de bexigas estouradas; os pedaços podem representar sérios riscos de sufocação para os pequenos.

10. Água, muita água! >> A desidratação é muito comum nessa época do ano, principalmente nesse verão rigoroso que estamos vivendo. Caracteriza-se pela perda de líquidos e sais minerais. Esta perda de líquidos pode ser ocasionada por vários fatores, como o suor intenso devido ao calor, vômitos e diarréias causados por vírus ou pela ingestão de alimentos contaminados. Para evitar que isso ocorra, é aconselhável que as crianças sejam mantidas em ambientes arejados e com sombra, usando roupas leves e ingerindo líquidos constantemente. Ofereça sempre líquidos ao seu filho, sem esperar que ele peça, mas de preferência dê em pequenas doses a cada dez ou quinze minutos, ao invés de uma grande quantidade de uma só vez. Picolés também são uma boa dica para refrescar e manter-se hidratado. Lembre-se sempre de molhar a cabecinha dos pequenos para refrescar!

11. Proteja-se do sol >> O uso do filtro solar é indispensável. Utilize um com o Fator de Proteção adequado à pele da criança e reaplique regularmente, pois a tendência é que ele vá saindo na água ou até mesmo pela transpiração. Utilize bonés, viseiras e chapéus. Barracas de sol são muito bem vindas, mas cuidado! Os raios solares passam pelo tecido da barraca e por isso o filtro solar não pode ser deixado de lado. Evite o horário de sol a pino, dando preferência para o horário das 10h as 16h (considerando o horário de verão, caso seja aplicado na cidade que estiver).

***********************************************************************************************************

Aproveitando o post carnavalesco, pra quem for do Rio de Janeiro ou irá passar o carnaval em terra carioca, fiquem de olho na programação infantil para o carnaval na cidade:

Bailinhos nos Shoppings:

Shopping Via Parque - dia 14 das 16h às 19h

Shopping Recreio - dia 13 das 16h às 19h

Barra World - dia 12 às 20h e dias 13 e 14 às 17:30h

Cittá América - dia 13 às 17h

Rio Design Barra - dias 13, 14 e 16 às 17h às 20h

Barrashopping (New York) - do dia 13 ao dia 16 das 16h às 20h

Blocos de Rua:

** Bandinha de Ipanema – BAILE INFANTIL **

Segunda, 15/02 às 18h

Local: Praça General Osório – Ipanema

** Banda Braguinha **

Terça, 16 de fevereiro, às 15h.

Concentração: Av. Atlântica, em frente ao Copacabana Palace. Percurso: Av. Atlântica, em frente ao Copacabana Palace, Avenida Princesa Isabel, até a Praça Demétrio Ribeiro – Estátua de Braguinha.

** Desfile Banda do Recreio Infantil **

Terça, 16 de fevereiro, às 14h

Concentração: Av. Lucio Costa, em frente ao quiosque 104. Percurso: Av. Lucio Costa, em frente ao quiosque 104

** Bloco Cordão Umbilical c/Carnaval AMIGAS DO PEITO **

Segunda, 15 de fevereiro, às 11h

Concentração: Largo dos Leões

As Amigas do Peito está organizando uma "slingada" no bloco Cordão Umbilical, e convocam as mães, pais, avós, avôs, futuras mamães, futuras vovós, babás, crianças, bebês e quem mais quiser, para um desfile diferente! Querem aproveitar a data festiva para divulgar o trabalho de apoio à amamentação, que está completando 30 anos em 2010, além de promover um encontro divertido com bebês (dentro ou fora da barriga). Se possível, levem as crianças em slings e kepinas, afinal de contas, é de colo (e de peito) que eles gostam mais!!!

** A Pedrinha **

Sábado, 13/02, às 14hs

Local: Planetário da Gávea.

** Cordão do Boitatá **

Domingo, 14/02, às 09h

Local: Praça XV, a partir das 9h. Mas o baile mesmo começa mais tarde um pouco. Geralmente, por volta de 10h30.

Obs: Antes de irem a qualquer bloquinho ou bailinho que citei acima, confirmem os horários e locais, pra terem certeza que a informação é correta, ok?

Amanhã estaremos com o pé na estrada rumo a 5 dias de descanso. Volto depois do Carnaval com fotos do meu pequeno folião.

Beijos e Bom carnaval a todos! Que seja um Carnaval alegre e feliz! :)

Flávia.

Um comentário:

  1. Boa Viagem e divirtam-se !!!
    Ahhh... tirem mts fotos para eu ver, em !! rs
    Bjao

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!