sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Desfralde – demos o pontapé inicial…

Há alguns meses estou começando a introduzir esse processo de desfralde no Arthur. Muito devagar, começamos a falar com ele sobre fazer xixi/cocô no penico ou vaso, deixamos ele algumas vezes só de cuequinha pela casa, comecei a falar sobre a fralda estar suja ou molhada pra ele começar a entender isso, enfim, já introduzi o processo.

Minha mãe comprou um peniquinho de formato de carrinho. Arthur até gosta de sentar nele, mas acha q esta brincando de carro. Zero cocô ou xixi nele. Já eu comprei lá pra casa um redutor que vi do Carros vendendo e não resisti. Pensei: com o Mc Queen tudo vai ser mais fácil. Ledo engano. Não naquela época. Arthur não tinha paciência pra ficar sentado no redutor.

Na verdade eu sempre fiquei em duvida do que seria melhor pra iniciar o desfralde: se penico/troninho ou redutor. Como na minha mãe já tinha o penico, comprei o redutor pra diferenciar e chamar atenção dele. Mas já ouvi dizerem que o melhor é que no início a criança esteja com os pés firmes no chão, por isso penico/troninho é melhor.
Nas vezes que deixava ele de cueca, ele não conseguia avisar q queria fazer xixi ou cocô e todas as vezes teve acidente.

Muita gente fica falando que o desfralde tem q acontecer logo, que se passar dos dois anos fica mais difícil, aquela pressãozinha básica. Eu não estou com muita pressa. Prefiro perder uns 2/3 meses do que ter um processo fracassado. e ser estressante pra ele e pra mim.

As vezes sinto q Arthur ainda não está preparado. Na internet tem algumas dicas de desfralde e um “teste” pra avaliar se a criança está madura. Das perguntinhas abaixo, algumas Arthur já está ok, outras não.

Sinais para avaliar se seu filho está pronto para começar desfralde:

1) avisa quando faz xixi ou cocô na fralda, pede para trocar – Não
2) muda comportamento quando está fazendo cocô (para, se concentra, vai para um canto, debaixo da mesa, etc) -
Não
3) Os cocôs do seu filho são previsíveis, sempre na mesma hora do dia? – Sim
4) Quando acorda de uma soneca, a fralda está geralmente seca ou quase seca?  -
Não
5) Entende o significado de palavras como molhado, seco, limpo, sujo, xixi, coco, pinico, fralda, etc. -
Sim
6) Entende e atende pequenos pedidos como: guarde o brinquedo na caixa.
Sim
7) Nota quando alguém está usando o banheiro, fica curioso, quer dar descarga -
Não
8) Consegue ficar períodos de poucas horas com a fralda seca –
Sim, as vezes.
9) Tem entre 24 meses e 30 meses ou mais -
Sim
10) Tem um bom vocabulário, se comunica bem
- Sim
11) A criança tem certa independência, quer fazer tudo sozinho, por roupas, por suco no copo, etc.. - Não
12) quando seu filho quer fazer os itens acima, você tem paciência de ensiná-lo, ou prefere fazer por ele pois é mais rápido e fácil? -
Sim
13) E você, mãe, está cansada de trocar fraldas, ou no fundo não se importa ainda com isso? –
Não me importo muito, ainda, de trocar fraldas.
14) Existem mudanças de rotina na família em breve, irmãozinho chegando, viagens, etc? Se sim não é o momento certo. -
Não
15) você considera o desfralde porque: alguém te disse que está na hora, porque seu filho está com quase 2 anos, seu instinto diz que seu filho está pronto para isso, a escolinha do seu filho requisita o desfralde, ou porque seu filho está interessado e já pediu para usar o pinico ou ficar sem fraldas mais de uma vez? –
Acho q já está na hora.
Fonte: Postado e traduzido pela Andreia Mortensen


Mas, depois de todo esse blá blá blá, fato é que semana passada tivemos o primeiro cocô do Artur no vaso, com o redutor! E desde então, sempre que acorda, coloco ele no vaso. E assim tem ido bem. Todo dia tem xixi e cocô no vaso. E ele mesmo já pede pra ir. Fofo!
O legal é que na primeira vez dei um livrinho pra ele ler e agora ele só quer saber de ir com um livro na mão. Numa mesma ida ao banheiro chega a ler uns 3 livrinhos. Qdo acaba um, ele fala: “Ota históia!” E lá vai mãe buscar outro livrinho! hehehehe

Durante o dia, no fim de semana, deixei ele de cueca. Mas não deu certo. Mesmo eu falando de 15 em 15 min se ele queria ir ao banheiro, teve os escapes. Então, não to insistindo não. Limpo ele, digo que tudo bem, que ele na próxima vez vai conseguir, mas aí coloco a fralda…vou fazendo aos poucos. Vamos ver como fica!

Ano que vem já vou colocar a escola no esquema também, e aí acho q vai ser mais fácil.

Ahh…e de Natal Arthur ganhará cuecas novas, pedidas por ele: cueca do Hot Wheels e do Homem Aranha. :) Breve teremos um menininho desfilando de cueca pela casa. Nhóim!! :)
Desejem-nos sorte!

bjs, Flávia

3 comentários:

  1. Há uns dias atrás, mostrei o penico e o redutor pra Laurinha, falei pra que servia e lea repetiu: xixi/totô. Na hora que perguntei se ela queria usar, ficou toda feliz e lá fui eu tirar a fralda, também toda feliz, e ela qdo sentou no penico, deu um berro e chorou! A mesma coisa no redutor! Bem, achei melhor esperar..... hj, após ias olhando pro penico e brincando com ele, ela me pediu para sentar. Ficque feliz de novo! Tirei a fraldinha, coloquei ela sentada, mas sabia que não ia acontecer nada ainda. Peguei a Mônica grande que ela tem, tirei a calcinha da Mônica e mostrei para ela como se fazia, e ela ficou pedindo umas três vezes "Tá (Mônica) xixi!" e "Neném xixi!", e lá ia eu tirar a calcinha da Mônica e dela (coloquei só a calcinha pra ela ver como era). depois de uns 20 minutos de calcinha..... xixi.... sorte que estava em cima do trocador, pois ia colocar a fralda de novo. Vamos aos poucos já treinando, pois ela ainda tem 1 anos e 8 meses. Bjs e boa sorte com o Arthur! Vá nos contando s novidades!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Flavinha, que fofo! Espero que tenha sucesso logo, sem traumas pra ninguém! rs
    Super beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de ler este post, seu, Flavia. Amanhã o Davi completa um ano e onze meses e algumas pessoas já me perguntam : 'e aí, quando ele vai tirar a fralda?' Respondo direta: nem tão cedo! Como a Lara chega em março, eu achava uma loucura iniciar um processo de desfralde ao mesmo tempo em que o mundinho dele vai dar uma reviravolta. Seu reinado vai ser dividido com a irmã,e sei que, no começo, não será fácil. Ainda ter que impor esta de 'não vai mais usar fralda' me parece uma maldade desnecessária com o bichinho... Por que vai fazer dois anos, tem que tirar?

    Um dia destes, uma tia minha em disse: 'mas ele vai fazer dois anos, tem que tirar a fralda!' Eu ri e respondi :'não se preocupa, tia. Até ele se formar na faculdade garanto que estará sem fraldas!'

    Adorei os eu post, fez com que eu não me sentisse gauche na vida maternal! ;)

    Beijos e feliz 2012!!!

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!