terça-feira, 27 de março de 2012

Desfralde: Check!!!

Adeus fraldas! Bem…pelo menos durante o dia Arthur já é um menino desfraldado! \0/

O desfralde por aqui considero que tenha sido bem tranquilo. Em dezembro demos o pontapé inicial, como eu contei nesse post aqui. De Natal Arthur ganhou cuecas e curtiu a beça a novidade! Cuecas de varias cores, do Hot Wheels e Homem Aranha. O barato dele é escolher qual cueca usar…rs.

Além disso, tio Xande deu de presente de Natal pra ele o livro “O que tem dentro da sua fralda” pra ajudar no processo. O livro é muito fofo, acho que ajudou um pouco, mas nada essencial, determinante. Mas valeu!

o-que-tem-dentro-da-sua-fralda

Eu queria aproveitar o verão pra fazer o desfralde. Nessa época tudo é mais favorável para esse processo. E foi dando certo. Arthur começou a usar cuequinhas, começou a perceber facilmente a hora do #2, mas o xixi, ele ainda não conseguia perceber direito quando vinha a vontade. Com isso tivemos alguns escapes. Normal…normalíssimo!

No início fui sem muitas regras. As vezes colocava ele de cueca, quando sentia que ele estava mais reticente ou não sentia firmeza, colocava fralda. Já li sobre isso, que não devemos voltar atrás no processo para que não confunda a cabeça deles, mas fui seguindo meu instinto.

A escola também começou o processo por lá e aí foi tudo ficando mais fácil. Arthur aprendeu inclusive a fazer xixi em pé lá na escola. Com o vaso sanitário pequeno, da altura dele, fica bem mais fácil. Lembro que estava viajando a trabalho quando Arthur fez o seu primeiro xixi em pé em casa e Fabio me ligou pra dizer. Pena que perdi essa primeira cena, mas ver depois, várias vezes aquele cotoco de gente todo se esticando pra alcançar o vaso é impagável!! Lindo!

Em fevereiro ele deu uma regredida boa no processo. Se recusava a usar cueca. Pedia fralda com todas as letras, embora continuasse a perceber as vontades fisiológicas e a pedir pra ir ao banheiro muitas vezes. Acho que ficou umas 2 ou 3 semanas assim. Não esquentei a cabeça. Nessa época Arthur estava passando por outro processo importante: ele estava voltando a aceitar as refeições em casa. Estava, de novo, comendo tudo e esse lance do desfralde foi apenas um detalhe. A mamãe aqui estava muito feliz com esse feito e nem um pouco preocupada em saber que ele estava preferindo as fraldas às cuecas…rs…

Até que um belo dia ele voltou a usar cuecas. E passou a ficar o dia todo assim, sem nenhum escape. Passamos a sair com ele pra rua só de cuequinha e com isso nenhum escape, mas também vivemos as primeiras aventuras do desfralde na rua. Depois que passamos no teste de festa infantil, supermercado, feira livre….considero Arthur desfraldado com louvor!!

De dia! Porque o desfralde noturno já tentei. Queria que ele desfraldasse logo tudo de uma vez porque sei de casos tão difíceis de desfralde noturno que queria pular essa etapa. Mas Arthur ainda mama um mamadeirão de quase 300ml antes de dormir. A fralda costuma acordar encharcada! Ele as vezes acorda com a fralda sequinha. Ficou assim por umas 3 noites seguidas. Aí tentei deixar ele dormir de cueca e tive q acordar de madrugada pra trocá-lo todo. Xixi na cama! Na noite seguinte: fralda seca! Tento a cueca na noite seguinte e xixi na cama de novo!

Enfim…enquanto Murphy estiver dormindo por aqui, seguirei com ele de fralda. Tenho tentado apenas nos finais de semana que posso me dar o luxo de acordar de madrugada pra ficar checando a cuequinha dele…rs

Com o desfralde passei a notar algumas coisas e tenho algumas conclusões:

- Shoppings com banheiro familiar me ganham. Downtown, shame on you que não possui banheiro específico pros pequeninos (pelo menos não que eu conheça);

- Casa de festas infantil que não possui sanitário infantil não tem o meu respeito. Humpf!

- Na hora do aperto a gente se vira numa boa. Se é #1, faz em pé mas com cuidado pra não encostar no vaso sanitário (eu forro a parte do vaso que poderia ter contato com papel). Se for #2 também forro o vaso ou faço ele sentar como cadeirinha…é uma aventura!

- Lenço umidecido continuará a ser item indispensável da mochila: coringão para casos de banheiro sem papel (odeio!) e de necessidades de limpeza ultra power.

- Se o lugar é sabidamente um local de trevas para levar uma criança ao banheiro, vire para o pai e diga: “Ele quer ir no banheiro com você! Pai de menino é pra essas coisas!” hahahahahah

Então é isso! Fraldas? Só de noite, por ora! #Aos2anose7meses

Beijos, Flávia

13 comentários:

  1. Flavinha, que bom que Arthur ta desfraldado e sem traumas ou pressões. Uhuuuuuu! Bia aqui anda a passinhos lentos, estamos desde sábado na calcinha, mas nenhum xixi no vaso, todos no chão. E coco só na fralda! Mas vamos indo sem estresse e com paciência!
    Ela ganhou esse livrando do meu pai de Natal tb e amaaaaaa! Já tive que remendar com dures quase todas as fraldas! Hahahahahaha
    Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinoca,
      consegui colocar o "responder" nos meus coments!! iupppiii....

      Qto ao desfralde, fica tranquila que logo Bia vai estar só de calcinhas pela casa. é tão fofo ve-los assim, né? Arthur fica ainda mais lindo de cuequinha...rs
      Ainda bem que vc iniciou o processo antes mesmo da gravidez. Até o bebê nascer ela ja vai estar desfraldada e será um trabalhinho a menos, né?

      Qto ao livrinho, aqui as abas tb ja estão todas esgarçadas...hahahahaha...Arthur tb gostou de ficar vendo os cocozinhos dos bichos, mas depois nao deu mais bola.

      bjao!

      Excluir
  2. Demais o post!!! Arrasou!
    E só de lembrar dele de cuequinha... morro de vontade de apertar! hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!!! vou providenciar uma foto dele de cuequinha pra ilustrar o post! :)

      Excluir
  3. Que delícia que Arthur está desfraldado.

    Aqui o processo foi mais fácil que o esperado, o Enrico como não toma nada antes de dormir, tb desfraldou a noturna foi tudo junto.
    E o melhor o desfralde foi antes do Felipe nascer, espero que continue assim e não regrida.
    Faz 2 semanas que não temos escapes... iup!!!

    Parabéns para esse moreno lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaju, queria tanto que ele desfraldasse da noturna logo!
      Ele tem acordado com a fralda sequinha muitas vezes, mas é só colocar ele de cueca pra dormir que ele faz na cama. Por enquanto suspendi....vamos ver!

      Excluir
  4. Oie!!! Semprei leio seu blog e nunca comento (a timida em pessoas)só que deixei a timide de lado e resolvi dar o ar da graça e comentar pq me fez lembrar do desfralde do Pepe qd ele fez 2 aninhos, que foi super tranquilo, ele em 15 dias já estava dormindo sem fralda (acordava toda madrugada por volta das 3 da matina e o levava p/ fazer pipi) acho que tive sorte!!! Sobre essas obs. de locais apropriados p/ levar nossos pequenos assino embaixo, tbm sofria horrores!!! Qt ao lenço umidecido, alcool gel e protetor plástico de sanitário não faltam na mochilinha do Pepe e na minha bolsa p/ alguma emergência!!! Ah! Não esquecendo parabéns e muito sucesso nessa nova etapa da sua vida!!!! Seu príncipe está lindo, um fofo de modelo!!!!Bjs mil Sandra Hollanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, que bom que comentou!!!
      e que bom que o Pedro tb desfraldou de tudo logo de cara. Aqui eu ja tentei acordá-lo pra fazer xixi mas ele fica uma fera, se recusa a sentar no vaso ou a ficar em pé. aí desisti por enquanto.
      Qto ao protetor plastico pra sanitario vou comprar tb. é uma mão na roda, né?
      bjs!!

      Excluir
  5. Ainda estamos na luta com a Helena. Com a chegada dos irmãos o retrocesso foi grande, mas de passinho em passinho chegaremos lá. Parabéns pra vcs.
    Bjs
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  6. Flavinha o protetor é muito bom msm!!!!Comprei uma caixa fechada com vários (não sei qts no momento)que valeu a pena. E não se preocupe, tenho uma amiga que passou pelo msm problema da madruga,o filho dela não queria por nada fazer pipi. Com o Pepe foi super fácil, pegava ele dormindo levava até o vaso, sentava e ainda fazia o barulho sonoro XIIIIII ... e com isso o nº1 ia embora rsrsrs bjs mil!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que vc voltou ! Amo seus relatos e aventuras com seu filho. Parabéns pela nova fase do filhote. Bjus !! Não suma !!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. oi Flávia,
    Acho que meninos e meninas desfraldam diferente. minha Sofia já controla bem o xixi, mas o coco tá difícil... ela espera colocar fralda ou então faz na calcinha... e tem os horários, depois das refeições é certeza, mas levo pro banheiro, senta no pinico, no vaso com e sem adaptador, enrola, enrola e nada! Passa uns 5 minutos e avisa que fez na calcinha.
    Já apelei até para o método supernanny (heheh) e pendurei um mural d e15 estrelinhas pra ela pintar cada vez que fizer coco no lugar certo... como prêmio comprei um óculos de sol igual ao meu (modelo infantil, rosa, lindo) que ela tanto pedia. Mas o óculos tá guardado... ela fala do prêmio, das estrelinhas, do vaso e não faz lá.
    To cansada e não sei mais o que tentar... se alguém souber como me dar um help, agradeço.
    Ainda gasto um dinheirão com fraldas (agora só as mais caras cabem e seguram o tranco), porque precisa pra noite e para os translados casa/creche/casa. E também não me aventurei a sair para shoppings, mercados e afins sem fralda...
    Quanto ao Arthur, tente levá-lo dormindo para o banheiro, senta-o e faz barulho de xixi ou fala no ouvido pra ele fazer xixi... meu pai fazia comigo assim e funcionava... hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog! Estou no mesmo processo com meu filho, Igor! É uma aventura, mesmo!
    Ainda não tive coragem de ir pra rua sem fraldas, só pra escolinha!
    Vou te acompanhar, tá!?
    Bjs!

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!