domingo, 30 de novembro de 2008

Leitura de grávida

O que não falta nesse universo de grávidas são bons livros pra ler e se inteirar cada vez mais dos assuntos que vão ocupar nossas mentes durante os nove meses.

Desde muito tempo antes de engravidar já lia muito a respeito do tema, que sempre me chamava atenção, então posso dizer sem falsa modéstia que não estou entrando no escuro nesse universo.

Mas lógico, aproveitei a condição de grávida pra poder comprar e ler uns livros que já estava querendo ler há um bom tempo.

Livros que li/estou lendo no momento:

Nossos filhos são espíritos > Não é um livro sobre gravidez, e sim um livro que fala sobre esta condição de estar gerando em nosso ventre um espírito, com todas suas características já desenvolvidas trazidas de outras vidas. É um livro bem legal, super interessante, estou gostando muito!




Gravidez para grávidas > livro que narra todo os processo de gestação, semana a semana, fala sobre partos, exames, cuidados que se deve ter, etc. É um livro bem legal, com uma boa diagramação, fotos legais. Recomendo!

Ainda quero ler outros livros semelhantes a esse. Tem uns bem legais como: A Biblia da Gravidez e Oque esperar quando está esperando.

Parto Normal ou Cesárea? O que toda mulher deveria saber (e todo homem também) > Um livro escrito por Ana Cris Duarte e Simone Grilo Diniz fala sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de parto e principalmente, desmistificando alguns tabus que existem quando se fala em parto normal. O livro é de fácil e rápida leitura. Já li todinho. Na verdade, não tinha muita novidade pra mim não, mas foi bom saber de coisas que ainda não tinha lido sobre: vantagens e desvantagens de se usar analgesia no parto normal, alguns procedimentos que podem ser evitados, mas que são aplicados de forma rotineira nos partos hospitalares como: soro com ocitocina, episiotomia, manobra de kristeller (quando fazem força na barriga da gestante
para forçar o bebê a descer pelo canal de parto), fazer com que a gestante fique sem mobilidade durante o trabalho de parto, etc.
Além disso fala sobre quais as reais indicações de cesárea e aquelas indicações discutíveis que os médicos costumam tirar da manga aos 45 do segundo tempo: bebê grande demais, bacia estreita, circular de cordão, falta de dilatação (ou seria falta de paciência do médico em esperar a evolução do TP?).

Tem mais dois livros sobre parto normal que quero ler e que são bem recomendados:
Quando o corpo consente e Parto Ativo. Depois que eu ler falo um pouquinho deles aqui pra vcs.

Parto normal e cesárea é um assunto bem polêmico e que rende muitas informações. Prometo fazer um post informativo sobre ambos tipos de parto, ok? Sei que tem algumas grávidas e futuras gravidinhas frequentando o blog, então informação nunca é demais! :)

Beijos
Flávia.

7 comentários:

  1. vinha, o livro Nossos Filhos são Espíritos é muito bom mesmo!Vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Isso que é uma gestante bem informada!! Vou me dar bem quando chegar minha vez... terei todos os livros à mão e todas as informações mastigadinhas!! rs.
    O primeiro quero emprestado assim que vc acabar, hein??
    Bjks
    PS: Percebeu como não temos mais um girininho aí do lado?? Ele já tem forma de bebezinho!!!!! Muito lindooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavinha desculpe pelo atraso da descoberta. Mas é para reforçar o qto fiquei e estou feliz pela descoberta, notícia maravilhosa e uma dádiva de Deus. Desejo tudo de bom e felicidades.
    Amo vcs de coração.
    Beijão TT.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flavia! Estou lendo o que se esperar qdo se esta esperando... Estou lendo aos pouquinhos... Ele é tipo mes a mes! Estou gostando bastante!
    Este primeiro que vc falou eu ja tinha visto na saraiva, até falei com o marido que qria... Agora vc falando vou comprar com certesa!!!

    Bjoessss

    ResponderExcluir
  5. Flavia,

    já tnha vindo aqui, tinha lido tudo mas não tive tempod e postar aff! rs

    Prometo frequentar bastante.

    Adorei as dicas dos livros. Assim como a Nine li o que se esperar qud se está esperando mas não aconselho p/ hipocondríacas rs...ansiosas vão ter todos os sintomas!

    Eu mesma pulava isso, só lia qud sentia algo diferente e queria saber se era normal rs

    Sofia ou Arthur ... não sei! Só sei que será uma criança de sorte! Escolheu sua mamãe muito bem!

    ResponderExcluir
  6. Ah! Coloquei um txt novo no blog e esta semana estou subindo dicas de promoções

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oii tudo bem??
    estou tentando engravida, tenho um blog que fala de tudo um pouco rs!
    vou te acompnhar se não se importa!
    amei seu blog
    quando achar um tempinho passa lá no meu blog!
    beijão fica com Deus

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!