segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Série Amamentação: O colostro

Continuando a falar sobre a amamentação, hoje vou escrever um pouco sobre o Colostro e sobre a fase da amamentação que antecede a apojadura (descida do Leite Materno).

O colostro é o primeiro alimento que o bebê recebe logo após nascer. Antes mesmo que o leite. É um líquido fino, amarelo ou esbranquiçado, semelhante a água de coco na aparência. Por isso, muitas vezes nem reparamos a saída dele, quando esprememos o seio. Lembro que eu sempre ficava de olho pra ver se estava saindo colostro e o que eu via era um liquidozinho transparente saindo e aí sabia que tudo estava indo bem! :)

Por ser muito rico em proteínas, sais minerais e, principalmente, anticorpos, fortalece o sistema imunológico do bebê protegendo-o de infecções e viroses. Por isso é também chamado de Primeira Vacina do bebê.

Nessa fase, logo após o parto e antes da apojadura, em que a mãe produz apenas o colostro é fundamental que o bebê passe a maior parte do tempo ao seio. Quanto mais ele sugar, mais ele estará estimulando os seios para a produção de leite. Sem contar que o nascimento é uma grande mudança na vida desses bebês. Enquanto estavam na barriga não se preocupavam em ter que se alimentar, pois recebiam tudo pela mãe sem o mínimo esforço. Agora, fora da barriga, ele terá que fazer uma força descomunal pra ter o alimento, sem contar que o que ele mais vai querer é sentir o aconchego da mãe. Então, amamente muitooooo e dê muito seio para o seu bebê!

E não pense que ele não estará saciado durante esse período antes da descida do leite. A cada mamada, o recém nascido precisa apenas de o equivalente a uma colher de chá de colostro. Sim, isso mesmo que vc leu, cerca de 10 ml de colostro já sacia o bebê. Então não entre na paranóia de achar que seu bebê está com fome porque mama apenas colostro. Ele vai chorar muito nessa fase sim, mas por conta de tudo o que ele está vivendo além da necessidade de sucção dele. Sem contar que isso é fundamental pra ajudar na descida do leite. A natureza é sábia! :)

Não é uma fase fácil, devo dizer. É bem cansativo e exaustivo pra mãe que está se recuperando de um parto. Mas não prive seu bebê de receber o alimento mais precioso que você tem a oferecer pra ele! O cansaço você esquecerá com certeza!

bjs

Flávia

3 comentários:

  1. Maravilhosa a sua série de posts sobre amamentação, Flavia! Excelente iniciativa.
    Bjs.
    Pri

    ResponderExcluir
  2. oi flavia
    obrigada pela atenção em responder o meu comentário.
    não sei quanto a Sofia pesava na alta porque precisamos ficar mais dias no hospital.
    Fiquei muito interessada em aprender a translactação.
    Estou insistindo no peito sim, mas preciso usar o protetor de silicone para ajudar a formar o bico do seio. Sem ele Sofia ainda não consegue pegar direito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A Malu mamou muito colostro! Deu tudo muito certo! Uma dica: nas aulas da Stephanie , como o bebê tem muita necessidade de sucção e a mãe tb precisa descansar, ela sugere que intercale o peito com o dedinho do pai. Lógico que a mão precisa estar limpa, unhas cortadas e a face da unha deve estar em contato com a língua. No auge do cansaço no hospital, o Marco assumiu essa tarefa e me ajudou muito. Não dei chupeta por opção.

    Bjs

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!