sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Adeus, chupeta!

Encerramos mais um ciclo. Arthur deu adeus à sua chupetinha!
Não foi fácil. Desde que desmamou, com 1 ano e 3 meses, Arthur grudou na chupeta, talvez como compensação.
Próximo a fazer 3 anos começou a me incomodar, porque ele queria ficar o tempo todo de chupeta. Mas eu, que nunca fui molenga com essas questões, tava cheia de dó de iniciar o processo de retirada da chupeta. Ele pedia, eu dava.
Chegando próximo ao Natal, usei a velha tática de convencê-lo a entregar ao Papai Noel e começamos a fazer a lavagem cerebral no menino. Ele não dava bola, parecia que estávamos falando com as paredes. Mas depois ele começou a demonstrar medo de Papai Noel. Nada que tinha o velhinho, ele se interessava. Chorava falando que queria presente de mim e do pai, mas não do Papai Noel. Muito espertinho, né? Acabei parando de associar Papai Noel à chupeta pra não deixá-lo com medo.

Até programamos uma viagem em Dezembro pra Penedo porque lá a cidade fica toda decorada pro Natal e tem a casa do Papai Noel, onde muitas crianças deixam as chupetas e mamadeiras lá. Mas não rolou. Ele nem quis chegar perto da Casa do Papai Noel. E também não forcei.

Até que chegou o Natal! Arthur ganhou de Papai Noel a tão desejada pista de hotwheels! No meio daquela euforia toda com seu presente, aproveitei que ele estava sem chupeta (aliás, nos 2 dias anteriores ao Natal ele ja estava ficando o dia todo sem chupeta - coisa rara na época!) e falei:
-"Arthur, Papai Noel levou sua chupeta, né? Você ganhou um presentão!"
- "É! Levou!" - e continuou a brincar!

Naquela hora aproveitei a deixa, escondi a chupeta dele e me preparei pra ser firme quando ele se desse conta do que estava acontecendo.

Na hora de dormir teve chororô, implorou pela sua chupetinha (que dor no coração) e acabou dormindo. Durante a madrugada também acordou algumas vezes pedindo e eu sempre lembrando a ele de que ele tinha dado pro Papai Noel. Foram uns 3 dias assim, com os choros diminuindo ao longo dos dias.

Foi mais tranquilo que imaginei. Achei que seria bem mais complicado!
Mas no quinto dia do processo, ele achou uma chupeta velha, que não era a oficial e que ele nem gostava muito e quando viu, perguntou: "Posso usar, mamãe?".
Gelei na hora! E lembrei a ele que ele não chupava mais chupeta. Não adiantou. Rapidamente ele levou a chupeta à boca, deitou na cama e ficou lá no maior love com a chupeta. Deixei ele matar um pouquinho da saudade. Até que logo depois ele começou a tossir, engasgado. Aproveitei e falei que a chupeta que tinha feito ele engasgar. Ele tirou, me entregou e saiu do quarto. Foi brincar. Morri de orgulho!!

Não foi como eu imaginei. Pensava em fazer um ritual dele se despedindo de fato da chupeta, deixando ela na árvore pro Papai Noel trocar pelo presente, ou ele deixando na Casa do Papai Noel. Fiquei até com uma pontinha de culpa de ter sido assim, meio no susto pra ele. Mas foi a forma que deu, e como sei que é o melhor pra ele, isso me basta!

 Hoje Arthur é um menino grande que não usa mais chupeta. Nem fralda, mas essa parte conto depois! ;)
#aos3anos5meses

5 comentários:

  1. Que legal! Tb tirei a chupeta da Bia com quase 3 anos, fizeram uma festinha na creche pra se despedir da chupeta, eu não acredtitava que iria dar certo,mas fui firme tb, não cedi e qndo ela perguntava da chupeta eu dizia que estava no lixo da creche! Ela não chegoua chorar ou sofrer pela chupeta, ela usava um paninho pra compensar!

    ResponderExcluir
  2. Olha, aqui a Beatriz deixou a chupeta com 7 meses. Nunca quis que ela chupasse, mas aconteceu, e fiquei feliz por ela ter largado sozinha porque eu sou mole assumida e não sei o que/como faria!!!

    Beijos
    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
  3. Com o Luke foi aos 22 meses. Ele amava a chupeta, ainda que usasse apenas para dormir. Passamos a semana dizendo para ele que na sexta-feira a chupeta iria embora para ajudar outros bebês, porque ele agora já era um garotinho - até fizemos um calendário no papel para ele riscar cada dia e entender que o dia do adeus a chupeta esta chegando. Na hora H teve choro e o processo de coloca-lo para dormir demorou duas horas. Mas depois disso foi ficando cada vez mais fácil e ele nunca mais pediu pela chupeta!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh lindinho!! O meu tem 3 anos, acabou de fazer, mas eu tirei a chupeta logo que ele fez 2 a as fraudas em julho do ano passado. Mas eu sou o tipo mãe durona, generala kkkk

    Tô seguindo vc!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Q lindo o Arthur flavia. Parabens pela nova fase!!! Agora muitas outras viram. Saudades de te acompanhar por aki!!!

    Obrigada pelo post e pelo apoio. As coisas estão se encaixando e se Deus qser logo tudo entra nos devidos eixos.
    Acho q vamos optar pela pessoa pra ficar com elas... A Soso preferiu, e eu tbem pq dai ainda consigo ver elas na hora do meu almoço, pq na creche não rolou... A gigi chorou muito qdo me viu.

    Bjoes grandoes em vcs

    ResponderExcluir

Vou adorar receber seu comentário!